Dicas – Filtros e Bebedouros

Matéria publicada na edição 01 | Fevereiro 2005 –ver na edição online

A escola deve se preocupar com a qualidade da água que é fornecida a seus alunos. Uma opção é instalar um filtro central na entrada da rede de água. Geralmente dotados de camadas de cristal de quartzo, segundo os fabricantes os filtros centrais detém partículas sólidas contidas na água, ajudando a manter as caixas d´água mais limpas, além de eliminar possíveis sabor e odor desagradáveis. Porém, realmente indispensáveis em qualquer instituição de ensino são os bebedouros. Eles possuem filtros internos de carvão ativado, tornando a água própria para o consumo. Segundo Marco Antonio Granadier, revendedor de bebedouros, o equipamento deve ser ligado na água da rua, nunca na da caixa. Ainda conforme Granadier, a cada seis meses é recomendada fazer a higienização dos equipamentos. “É preciso trocar o filtro interno e as torneiras, onde fica acumulada sujeira”, diz.

Os modelos tradicionais de bebedouros de pressão têm a pia de inox e o corpo com pintura epóxi a pó. Eles podem ser refrigerados quando ligados na tomada. Um termostato permite graduar a temperatura da água. “Muitas escolas preferem o modelo fonte de parede, sem refrigeração, evitando que crianças resfriadas ou muito suadas bebam água gelada”, comenta Granadier. Nos modelos com duas torneiras, uma de jato e outra de copo (ou bengalinha), outra possibilidade é deixar que uma forneça água gelada e a outra, não. É recomendada a instalação de um bebedouro para atender a cada 50 pessoas.

E se a idéia é escolher um bebedouro que, além de água de qualidade, ofereça um design moderno e diferenciado, também já há opções no mercado. Ueldon da Silveira patenteou seu modelo em 1999. O produto nasceu como um lavatório, mas as escolas pediram que acoplasse também bebedouro. Assim, ele dispõe de torneiras para beber e outras para lavar as mãos, permitindo que as duas ações sejam feitas ao mesmo tempo, com conforto para os usuários. O produto oferece facilidade de limpeza, não tem cantos vivos e possui acabamento em gel coat, um produto a base de poliéster que pode ser tratado contra os raios ultra-violeta, em diversas cores. Conforme Ueldon, o bebedouro produz água gelada sem riscos para as crianças, pois não esquenta o equipamento.