Março 20, 2005

Fique de Olho – Terceirização

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Matéria publicada na edição 02 | Março 2005 – ver na edição online

À procura da qualidade

Em busca da profissionalização da mão-de-obra e da simplificação administrativa, muitas empresas vêm terceirizando serviços.

Em diversos setores da economia, a terceirização de serviços vem sendo utilizada como uma saída para garantir a qualidade da mão-de-obra. Também nas escolas a terceirização é uma saída, especialmente nas áreas de limpeza, portaria e segurança.
“A partir da terceirização, todas as responsabilidades com o funcionário, como vale-transporte, folha de pagamento e recolhimento de impostos, cobertura de férias e licença-maternidade, por exemplo, passam para a empresa. Os compromissos com o empregado são todos nossos”, garante Elisângela Barbosa da Silva, do departamento comercial da GB Serviços Profissionais, empresa que há seis anos terceiriza mão-de-obra em geral, como funcionários para portaria, limpeza, recepção, copa, orientadores de público, controladores de acesso, seguranças e operadores de monitoramento.
Elisângela frisa que toda a equipe da GB passa por um curso de capacitação profissional feito na própria sede da empresa, com um profissional da área e uma psicóloga que avalia o perfil psicológico do empregado. Depois de feito um levantamento técnico no cliente, a partir do qual a empresa conhece o público a ser atendido, a psicóloga faz a seleção dos funcionários mais indicados para a função. “Temos plantonistas para cobrir faltas ou férias e dois supervisores que verificam os serviços três vezes por semana em cada cliente. O supervisor ainda é responsável pelo plano de implantação da terceirização, treinando o funcionário no local”, comenta.
Para Vanderlei de Freitas, proprietário da STR Service, optando pela terceirização a escola passa a se preocupar apenas com o seu objetivo final, que é a educação. “As outras áreas ficam por conta de uma terceirizada, com a vantagem de que todos os funcionários são treinados para sua função. Eles passam por um período de experiência no cliente e, caso ele não se adeque ao local, é imediatamente substituído”, afirma. Vanderlei completa que, se for do interesse do cliente, a STR tem condições de absorver algum antigo funcionário que a escola pretenda manter. A terceirizadora pode, ainda, aumentar o efetivo de funcionários em situações onde a escola receba um grande público de fora, como eventos de final de ano e festas juninas.
Conforme Maurício Nogueira, diretor presidente do Grupo ALG Terceirização de Serviços, é preciso que a escola se comprometa com a empresa, enviando frequentemente um cronograma de eventos para que possa ser planejado o aumento de efetivo. “Dessa maneira, temos condições de calcular, de acordo com o número de convidados previsto, o número de funcionários necessários”, conta. Entre as vantagens de contratar uma terceirizada, Maurício cita que a escola pode contar com a estrutura de uma empresa especializada. “O Grupo ALG se molda à necessidade de cada cliente, seja em segurança, limpeza ou portaria. O processo começa na seleção do funcionário. Temos profissionais melhor qualificados, o funcionário é substituído em caso de faltas e há a quebra do vínculo empregatício para o cliente”, avalia.
Buscar empresas especializadas no assunto é a dica que David Michie, proprietário da MaClean Serviços de conservação e limpeza, dá aos diretores que pretendam terceirizar serviços em seus colégios. “Estamos há 10 anos no mercado, especializados em portaria e limpeza, e quando ganhamos um cliente o objetivo é permanecer com ele por um longo tempo”, atesta. Os equipamentos de limpeza estão inclusos no contrato, sem adicionais. Itens usados diariamente são guardados no próprio cliente. É feito um planejamento mensal para o uso esporádico de determinadas máquinas, como as lavadoras de alta pressão. Elas permanecem no local o período necessário para a limpeza e depois são retiradas. A empresa também dispõe de máquinas de alta rotação, indicadas para o tratamento e impermeabilização de pisos.
David completa que, todos os meses, o cliente recebe, junto com a nota fiscal dos serviços prestados, uma cópia autenticada do pagamento do INSS e do FGTS dos funcionários. Para os clientes que exigem, a MaClean envia também cópias do holerith, do cartão de ponto e do registro dos empregados. “É estipulado em contrato os documentos que o cliente quer verificar mês a mês”, explica.

Qualificação
Também a Alpha Serviços de Terceirização garante oferecer uma estrutura administrativa que traga tranqüilidade ao cliente. “Temos 180 funcionários e contamos com uma estrutura interna para dar apoio a esses funcionários e aos clientes, na área de recursos humanos, administrativo e operacional. Além disso, trabalhamos com um supervisor para cada setor da cidade de São Paulo”, comenta Marcos Henrique da Silva, sócio da empresa, que atua nas áreas de portaria, limpeza, zeladoria, jardinagem, recepção e ronda. Marcos aponta, ainda, que as escolas são clientes exigentes que procuram, em primeiro lugar, funcionários qualificados.
Para Amarildo de Gaspari, sócio diretor da GS Terceirização, terceirizar significa modernizar, ganhando agilidade e gerando soluções para a empresa. “A terceirização é a única ferramenta disponível que permite adequar os salários aos níveis praticados no mercado para atividades similares, resultando em economia expressiva e imediata”, acredita.
Além disso, Gaspari informa que a terceirização elimina o investimento em equipamentos, acessórios, ferramentas e produtos de limpeza, liberando o fluxo de caixa da empresa. Entre as vantagens da terceirização, ele cita a eliminação da folha de pagamento e seus encargos, o passivo trabalhista e a multa de 50% sobre saldos do FGTS. “As vantagens de se terceirizar os serviços são imensas. Entre elas estão menores custos, agilidade nas soluções e profissionais qualificados. O cliente que contrata os serviços terceirizados ganha maior eficiência, reduz investimentos em infra-estrutura de pessoal e fica isento das obrigações de recrutamento, seleção, treinamento, reposição de faltas, férias, estabilidade de gestantes, folha de pagamento, etc.”, complementa.
Em seu processo seletivo, a GS aplica técnicas de avaliação psicológica, provas individuais, em grupo, situacionais, levantamento da vida social e criminal do candidato, visando proporcionar segurança preventiva e conservação do patrimônio dos clientes.
Adriana André da Silva, consultora comercial da Hammer, grupo que há 11 anos se dedica à terceirização de serviços operacionais, administrativos e técnicos, orienta que, ao contratar uma terceirizada, o cliente peça certidões de regularidade junto ao FGTS e ao INSS e referências comerciais da empresa. “Além disso, definimos em contrato a emissão das guias mensalmente e fazemos reuniões de continuidade, mensais, bimestrais ou trimestrais, com a participação do setor comercial, operacional e de recursos humanos com o cliente, visando a melhoria constante dos serviços”, afirma.
Adriana nota que, ao terceirizar serviços, as empresas procuram a simplificação administrativa, maior agilidade da estrutura operacional e uma gestão de processos mais eficaz. No caso de instituições de ensino, a profissional acredita ser fundamental que o funcionário apresente algumas aptidões: ter um perfil pró-ativo, ser flexível, moderador, apresentar boa interação social, bom senso e estabilidade emocional. A Hammer levanta as competências do funcionário para o cargo e faz uma avaliação psicotécnica, incluindo pesquisa de antecedentes cíveis e criminais. Além do trabalho especializado de recursos humanos, Adriana completa que a Hammer cria um manual de implantação para cada cliente, que funciona como uma cartilha para nortear o trabalho do funcionário. “No manual, há diretrizes claras que o funcionário tem que adotar no dia-a-dia, minimizando suas dificuldades e facilitando a adaptação ao local. Temos ainda uma supervisão contínua no posto de trabalho. Todos esses fatores minimizam erros de implantação”, justifica.

SERVIÇO
Alpha Serviços de Terceirização
0800-772-3963
falecom@alphaprotecao.com.br

GB Serviços Profissionais
11.6693.5290
www.gbservicos.com.br

GS Terceirização
11.5687.1422
www.gsterceirizacao.com.br

Grupo ALG Terceirização de Serviços
11.294.5411
www.grupoalg.com.br

Hammer
11.4193.7070

MaClean
11.3726.2373
www.maclean.com.br

STR Service
11.6989.7877
www.strservice.com.br

Como escolher
Para se certificar da idoneidade da terceirizadora, o cliente deve notar se ela anexou em sua proposta de trabalho as certidões comprovando regularidade junto aos órgãos governamentais. Não acredite cegamente na relação de clientes apresentada: visite alguns pessoalmente, verificando a qualidade dos serviços prestados. Finalmente, solicite que a empresa forneça uma planilha de custos aberta, mostrando os salários dos funcionários, os tributos, a taxa de administração e a margem de lucro da empresa. Assim, é possível saber se os encargos sociais sobre os funcionários estão sendo corretamente calculados.
Também é importante conhecer as instalações da empresa e checar quem são os profissionais responsáveis pelo recrutamento (o indicado é que essa função seja exercida por psicólogos com prática em recursos humanos). No recrutamento, é feita uma avaliação do candidato, entrevistas com psicólogo, exame médico e um levantamento completo dos antecedentes pessoais. Se necessária, a troca de funcionário acontece a pedido do cliente. Porém, ela não é interessante nem para a empresa e nem para a escola, pois acarreta perda na continuidade e na qualidade do serviço.
A agilidade no atendimento e a supervisão constante dos funcionários devem fazer parte da rotina de uma boa empresa terceirizadora. Empresas de qualidade reconhecida oferecem supervisão treinada 24 horas. Em qualquer emergência (inclusive à noite e nos finais de semana), a empresa é acionada pela supervisão. O ideal é que os supervisores circulem de carro pelas diversas regiões da cidade e se comuniquem por rádio com a base operacional da empresa. A supervisão agiliza a cobertura de uma eventual falta de funcionário e também verifica a qualidade do serviço efetuado.

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