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Guia para Gestores de Escolas

Ensino de línguas

Matéria publicada na edição 03 | abril 2005 – ver na edição online 

Parcerias para um ensino sólido

O mercado está repleto de opções para escolas que pretendam fortalecer suas aulas de idiomas – são parcerias dentro ou fora da grade curricular.

Por Luiza Oliva

O estereótipo de que inglês – e outras línguas – não se aprende na escola regular está caindo por terra. As escolas estão buscando caminhos para reforçar o ensino de línguas e fazer com que seus alunos saiam do colégio fluentes num segundo idioma. Uma das opções é terceirizar os cursos de idiomas para instituições especializadas. A grande maioria das redes de escolas de línguas oferece algum tipo de parceria, seja colocando seus professores dentro da grade curricular, ou montando uma estrutura extracurricular.
Débora Jane Schisler, diretora pedagógica da Seven Idiomas, lembra que a terceirização de idiomas não é um processo recente. “Nos anos 50, já se terceirizava o francês em cursos regulares em São Paulo”, comenta. Desde 1999 a Seven trabalha dentro de colégios paulistanos. Os primeiros foram Oswald de Andrade e Logos. Hoje, a Seven atua em sete escolas: Colégio Augusto Laranja, Oswald de Andrade/Caravelas, Colégio Móbile, Escola Santo Inácio, Colégio Cidade de S.Paulo, Instituto de Ensino Santo Ivo e Escola Granja Viana. Em todas, a Seven adota o esquema intracurricular. Segundo a diretora, no sistema extracurricular é difícil formar turmas e muitas vezes o aluno não dá continuidade ao curso. A Seven oferece às escolas três produtos: o intracurricular (aulas de 75 minutos, duas vezes por semana, com no máximo 15 alunos por turma e foco na produção oral), o Idiomax (com até 25 alunos por turma) e o Instrumental, dirigido a alunos do terceiro ano do Ensino Médio. “O colégio pode utilizar nossos professores ou contratá-los, mas nós cuidamos do recrutamento, seleção, capacitação e da coordenação”, explica.
O Colégio Augusto Laranja optou por contratar os professores da Seven. “Eles são preparados pela Seven mas fazem parte do nosso corpo docente. Assim, é possível fazer um trabalho coeso. Os professores participam de todas as reuniões pedagógicas e atendem às nossas solicitações”, aponta Rosa Costa de Paula, diretora de curso de oitava série e Ensino Médio do Augusto Laranja. As aulas de inglês (para oitava série ao terceiro ano do Ensino Médio) são dadas no período contrário ao que o aluno estuda. Uma coordenadora da Seven fica na escola nos horários em que há aulas. Rosa frisa que a parceria só foi possível porque as duas instituições comungam dos mesmos ideais pedagógicos educacionais. “Terceirizar não é delegar a tarefa para um instituto de idiomas, mas participar deste projeto conjuntamente”, completa Débora, da Seven.
Luiz Otávio Gagliardi, diretor de organização e marketing do Centro Britânico, concorda que a relação intracurricular é delicada. “Não é fácil para um colégio deixar entrar em sua instituição uma outra filosofia de ensino. Há uma grande necessidade de ajuste. O colégio tem que encarar a escola de línguas como um parceiro e não como um serviço terceirizado. Estamos dividindo o ensino”, aponta. No caso do Centro Britânico, se o colégio preferir, seus professores podem ser aproveitados. Eles passam por um treinamento e será avaliado se alcançaram o nível exigido pelo Centro Britânico.
Além de escolas que optaram pelo intracurricular (como Pequeno Reino e Alpha Junior), há casos em que foi preferido o extracurricular. O Colégio Batista Brasileiro, por exemplo, convidou o Centro Britânico para montar uma estrutura dentro da unidade. São 12 alunos no máximo por classe, que pagam preços diferenciados dos praticados nas unidades da rede Centro Britânico. “A escola nos escolheu pela tradição de 35 anos que temos no ensino e porque aplicamos os exames de Cambridge. Já temos 120 alunos na escola”, conta. Apesar do Centro ter uma unidade própria próxima do Colégio Batista, o diretor acha a oportunidade interessante. “Hoje em dia, estar dentro de um colégio é uma alternativa de sobrevivência”, acredita. Caso a escola não se decida nem por um nem pelo outro método, Gagliardi diz que o Centro Britânico trabalha também prestando consultoria: são analisados os livros adotados, o quadro de funcionários e é proposto ou um treinamento para a equipe ou a troca do método.
A Cultura Inglesa também propõe o ensino de inglês em escolas tanto dentro da grade curricular do colégio como fora. “Atuamos no extracurricular desde 1998. É o curso da Cultura ministrado dentro do campus do colégio, mediante um desconto para os alunos. Atuamos em 22 colégios em São Paulo”, conta Denise Aires, do departamento de marketing cultural da Cultura Inglesa.
Se a opção for pelo inglês intracurricular, os alunos, a partir da terceira série do Ensino Fundamental, são testados e nivelados de acordo com seus conhecimentos da língua. “Uma criança da terceira série pode estudar com outra da quarta. Respeitamos a abordagem de cada faixa etária”, completa. Desde 2003 a Cultura está firmando parcerias para atuar dentro da grade curricular. Foi a opção do Colégio Progresso em Campinas, do Anglo de Osasco e do Colégio CEB, no bairro de Moema, em São Paulo. Entre as vantagens para a escola, Denise comenta que não é preciso mais treinar os professores. “Nossos professores são todos especializados em ensinar crianças e adolescentes e possuem certificado internacional. A Cultura é especializada no ensino de inglês há 70 anos”, sentencia.
Denise acredita no potencial das escolas para as instituições de ensino de línguas. “Os pais pagam um colégio e, na maioria dos casos, seus filhos saem de lá sem se comunicar em inglês. É uma situação de mercado”, frisa, completando que as parcerias com escolas são administradas pela filial da Cultura mais próxima da escola. “Os alunos do colégio podem usufruir da estrutura da filial e também são convidados a fazer os exames de certificação da Universidade de Cambridge”, considera.
A Fisk também oferece vantagens para alunos e professores das escolas que fazem parte do Projeto Aliança. Desde a década de 80, através do Projeto, a Fisk oferece material didático e assessoria pedagógica para estabelecimentos públicos e particulares. O professor de inglês que opta pelos livros da Fisk (mínimo de 50 livros), tem direito a uma bolsa de estudos de 100% (matrícula e material não estão inclusos) nas Escolas Fisk, transferível para uma pessoa indicada por ele. Todos os alunos e funcionários da instituição de ensino também têm descontos de 20% nas mensalidades da Fisk. As escolas podem optar somente por uma das modalidades oferecidas, como a compra do material, o curso para professores ou os plantões de dúvidas. Apenas na cidade de São Paulo, a Fisk possui 30 escolas (18 públicas e 12 particulares) que utilizam seu material. Durante todo o ano letivo, os docentes podem recorrer ao plantão de dúvidas caso tenham alguma dificuldade.

Mais qualidade
Para Monica Toledo Silva, diretora e gerente de marketing do Cel-Lep, os pais cobram das escolas um inglês sólido. “É uma exigência do mercado oferecer qualidade no ensino de idiomas. É um processo irreversível”, constata. O Cel-Lep trabalha em 14 escolas de ensino regular em São Paulo, todas no esquema extracurricular. “Montamos um Cel-Lep dentro da escola e agrupamos os alunos de acordo com o nível da língua e a faixa etária. Alcançamos uma adesão de 85% do nosso público-alvo”, afirma. Para os pais, o custo é muito menor do que o de um curso do Cel-Lep fora. “Usamos a estrutura do colégio. Não temos despesas administrativas, nem com aluguel, luz, IPTU, e funcionamos única e exclusivamente nos horários pré-determinados pela escola”, constata.
A primeira instituição onde o Cel-Lep se instalou foi o Colégio Guilherme Dumont Villares. “A diretora nos procurou porque tinha um ideal: que seus alunos saíssem do Ensino Médio tendo concluído o curso básico do Cel-Lep”, lembra. A parceria já tem oito anos e se expandiu. Monica conta que no início o Cel-Lep atendia apenas os alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio no Dumont Villares. Hoje, há aulas para crianças a partir da segunda série do Ensino Fundamental.
Na verdade, a própria história do Cel-Lep está intimamente ligada às escolas regulares. Nos anos 60, um dos fundadores da instituição era professor do curso técnico em eletrônica do Liceu Eduardo Prado. Como a maioria dos livros de eletrônica era em inglês, foi desenvolvido um curso de inglês para os alunos da instituição. Hoje, além da proposta extracurricular, o Cel-Lep também dá assessoria e consultoria ao corpo docente de escolas regulares. “Preparamos o professor para que ele seja um agente de mudanças dentro da escola. Constatamos se é possível melhor o nível de língua dele, ou se a escola se propõe a substituí-lo por um linguisticamente mais competente”, conta. Monica cita o exemplo do Colégio Albert Sabin, para o qual o Cel-Lep prestou consultoria. “Depois de três anos de trabalho, a escola construiu uma ala específica para o inglês, com um laboratório de línguas, e abriu ela mesma o seu curso de inglês”, aponta.
Para a diretora do Cel-Lep, simplesmente oferecer aulas com professores de uma escola de idiomas não significa que os alunos estarão mais bem preparados. Segundo Monica, se as escolas continuam com 30 a 40 alunos numa classe, certamente não terão bons resultados: “A Lei de Diretrizes e Bases abriu o leque para que as escolas possam oferecer línguas e outras atividades através de terceiros especializados. O objetivo deve ser melhorar a qualidade do ensino dessas áreas.” Muitos aspectos influem nos resultados obtidos pela escola. “As próprias situações de interesse, motivação, envolvimento, disciplina e crescimento do aluno não são iguais dentro do Cel-Lep e dentro de uma escola regular”, avalia.
Na rede Yázigi, também predominam as parcerias extracurriculares com escolas. Segundo Márcia Pires, diretora de marketing, as escolas particulares de primeira linha estão optando por profissionalizar seus cursos de línguas. O Yázigi atua na área desde 1995, com o programa Education Center. Hoje, há cerca de 150 pontos da instituição em escolas – entre elas há também universidades, como a Unicsul. Márcia acredita que o sistema intracurricular é muito invasivo: “Cada escola tem uma dinâmica própria. A escola de inglês tem que se ajustar à cultura da escola.” Na opinião da diretora do Yázigi, é difícil vender esse tipo de serviço, já que as escolas regulares querem terceirizar, porém sem interferências nas suas mensalidades.
Para Silvio Montesanti, coordenador nacional de parcerias da rede CNA (que tem 390 unidades franqueadas no Brasil e nove próprias), o processo intracurricular deve ser muito bem avaliado: “Nos últimos anos percebemos um aumento na procura para que o CNA assuma a grade tanto do inglês quanto do espanhol em escolas. Porém, esse é um produto ainda em observação para a rede. É preciso muito cuidado ao entrar numa escola. Se não pudermos levar para essa parceria a qualidade CNA, preferimos não entrar.” Silvio acredita que muitas redes de escolas de línguas entraram de forma desordenada no mercado de escolas regulares. “O que seria uma parceria acabou se transformando em frustração para a escola, estragando o mercado. Temos uma imagem de responsabilidade pedagógica”, conclui.
Assim, o CNA trabalha com o que chama de Parceria Cultural. “Montamos um posto avançado dentro do colégio. Nosso franqueado da região recebe treinamento para efetuar suas parcerias”, diz. Silvio comenta que essas parcerias transformam-se em histórias de sucesso principalmente nas grandes capitais brasileiras, já que é muito mais cômodo para os pais que seus filhos façam inglês dentro da escola. “A proposta das instituições de ensino é manter o maior tempo possível o aluno dentro da escola. Além disso, agregar à sua instituição uma marca como o CNA pode ser determinante para ganhar alunos”, constata.
A Skill oferece a possibilidade da própria escola administrar uma unidade de inglês na instituição, para atender a sua comunidade (alunos, familiares e funcionários da escola). Conforme Carlos Eduardo Pereira, gerente de expansão da rede Skill, o colégio não paga taxa de franquia. Os professores são treinados e supervisionados pela Skill, e a escola deve investir num letreiro luminoso para a fachada. Além dessa forma de parceria, um franqueado da Skill pode assumir as aulas de inglês da escola, nos sistemas intra ou extracurricular. A rede tem parcerias com escolas há três anos.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Cel-Lep
[email protected]
www.cellep.com

Centro Britânico
[email protected]
www.centrobritanico.com.br

CNA
convê[email protected]
www.cna.com.br

Cultura Inglesa
[email protected]
www.culturainglesasp.com.br

Fisk
[email protected]
www.fisk.com.br

Seven
[email protected]
www.sevenidiomas.com.br

Skill
[email protected]
www.skill.com.br

Yázigi
[email protected]
www.yazigi.com

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