agosto 21, 2006

Fique de Olho – Mobiliário

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Matéria publicada na edição 19 | agosto 2006 – ver na edição online 

 Móveis escolares de cara nova

O segmento de mobiliário escolar está repleto de boas opções para equipar todos os ambientes da escola.

Móveis escolares não são mais sinônimo de peças escuras e sisudas. Dos móveis para a Educação Infantil às cadeiras universitárias, os fabricantes estão agregando cores vivas aos modelos, sem esquecer características como ergonomia e segurança.

Segundo Marcelo Ximenes Rodorigo, diretor de marketing da Metadil, fabricante de mobiliário escolar desde 1974, a empresa foi pioneira na aplicação de cores em móveis escolares. Para garantir cores firmes e duráveis em seus produtos, a Metadil utiliza uma resina melamínica, semelhante aos laminados melamínicos. A resina é uma tinta de grande resistência, aplicada diretamente no móvel. Os tampos das carteiras utilizam laminado na parte superior e a resina na parte de baixo, garantindo um bom acabamento e maior resistência do móvel.

Além do visual alegre, a empresa se preocupa também em oferecer segurança aos usuários dos móveis. “Utilizamos apenas materiais bem acabados, sem rebarbas, garantindo a segurança dos alunos”, diz. Na borda das carteiras, por exemplo, é aplicado um friso em PVC de alto impacto, material exclusivo da Metadil. A Metadil se propõe a oferecer uma linha completa de móveis para a escola. Entre as novidades da empresa está o novo armário de TV e vídeo, com quatro portas com chaves, prateleiras internas ajustáveis e rodízios com trava na base, facilitando o transporte desses equipamentos pelas salas de aula.

Do berçário à universidade, a Ideal Rupolo Móveis atende todo o segmento escolar. Para os bebês de seis meses a dois anos, o destaque é o Sistema Inteligente Baby Jú, que permite alimentar quatro crianças com conforto e segurança. Em uma mesa em formato de U são fixadas cadeirinhas de nylon, de fácil lavagem e rápida secagem. Segundo Décio Rupolo, diretor da empresa, a linha própria para berçários, lançada há mais de cinco anos, passou por testes no laboratório de engenharia da Unicamp, recebendo certificado de aprovação por estar dentro das normas exigidas. “O conjunto para alimentação de bebês é patenteado e exclusividade da Ideal Rupolo”, informa o empresário.

Segurança, aliás, é uma preocupação da empresa em relação a toda linha de móveis escolares. “Além do design bonito e alegre, fabricamos móveis ergonômicos e resistentes, que atendem à norma 14006 da ABNT, que regula o mobiliário escolar”, afirma Rupolo. Cadeiras e mesas têm estruturas de aço pintadas de branco. Tampos, encostos e assentos têm cores vivas em laminado melamínico. “Os móveis escolares passaram muito tempo apenas nas cores tradicionais, com estrutura preta e tampo em tom ovo. Hoje, os alunos querem um ambiente colorido e alegre”, diz. Para classes de Educação Infantil, a Ideal Rupolo fabrica também casulos e módulos expositores de livros, revestidos em laminado.

Também a Maqmóveis, há 16 anos no mercado, oferece móveis para toda a escola, como peças em madeira e aço, para diretoria, escritório, biblioteca, laboratórios e salas de aulas, da pré-escola à universidade. Conforme Fábio Costa, diretor comercial da empresa, toda a linha é composta por móveis que atendem aos padrões do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), além dos padrões de ergonomia da NR-17. Há a preocupação ainda de produzir móveis ecologicamente corretos. “Não trabalhamos com madeira ilegal, usamos matéria-prima de florestas de reflorestamento. Uma tendência é o uso do polipropileno, de maior durabilidade e fácil de limpar”, informa Fábio.

A lousa panorâmica é um produto patenteado pela Maqmóveis e um dos destaques da empresa. “De qualquer lugar da sala o aluno tem a mesma visão”, diz. Há opção da lousa verde ou branca e também da instalação de um armário na lateral, para guardar giz e apagador. Fábio cita ainda entre os produtos da empresa a cadeira Futura, modelo desenvolvido para a Unicamp e que possui braço com regulagem horizontal e vertical, adaptando-se a alunos de qualquer tipo físico.

Oferecer um atendimento personalizado, fornecendo o que a escola precisa em relação a móveis é o propósito da LBS Indústria de Móveis Escolares. “Como somos indústria, nos adaptamos às necessidades locais, regionais e individuais de cada cliente”, afirma Casemiro Albissu Filho, diretor da empresa. Casemiro frisa que atende desde pedidos pequenos, por exemplo para a escola que está repondo alguns móveis ou ampliando suas instalações, até a montagem de uma nova filial, fazendo um projeto completo. “Tudo sempre baseado na legislação em vigor”, explica.

Conforme Casemiro, os móveis da LBS passaram por ensaios no IPT, comprovando suas características de resistência e ergonomia. “Temos critérios na hora de comprar a madeira. Utilizamos exclusivamente madeira certificada”, adverte. A empresa dispõe de armários, escaninhos, cadeiras dos mais diversos modelos, inclusive estofadas, e carteiras para as diversas faixas etárias. “Não empurramos para o cliente o que está pronto, mas fazemos o que a escola precisa”, completa.

Armários produzidos em chapa galvanizada com pintura epóxi a pó é o foco da MK Distribuidora. A empresa, tradicional distribuidora de equipamentos para fitness, está entrando agora no segmento escolar. Segundo Wellington Eusébio, diretor da empresa, além de modelos para sala de aula, com duas portas, há armários para os alunos guardarem material escolar. “É um benefício a mais que a escola pode ofertar para seus alunos, evitando que eles carreguem peso em excesso”, diz. Os armários possuem variação de cores, são moduláveis e de fácil montagem e têm ventilação tipo veneziana nas portas.

Já a Basemetal é especializada na produção de mobiliário em aço. Segundo Patrícia Alves, da área de marketing e comunicação da empresa, a Basemetal oferece o Atestado de Capacidade Técnica do Produto, possibilitando ao cliente comprovar a qualidade oferecida pelos seus móveis. Patrícia explica que a junção de uma matéria-prima de longa duração a projetistas altamente capacitados e processos visando a qualidade da produção possibilitam uma maior durabilidade dos móveis de aço fabricados pela Basemetal. Os móveis são fabricados nas cores preto, azul, bege, branco e cinza e recebem tratamento anti-ferruginoso por processo de fosfalização, com pintura eletrostática em pó epóxi-poliester, e as conexões de estrutura são realizadas em aço carbono com solda mig.

IGGE e CIAEDU apresentam a Sala Inteligente
Um novo modelo de sala de aula é uma das atrações da feira Saber-2006, um dos mais importantes eventos de educação da América Latina. Trata-se de um ambiente integrativo, que unifica a sala de aula aos laboratórios de informática, arte e ciências, além de uma biblioteca digital, ocupando uma área de 200 m². Sua estrutura estimula o trabalho em equipe e o aumento da potencialidade de cada aluno. A Sala Inteligente, como é chamada, foi idealizada pelo Instituto Galileu Galilei para a Educação (IGGE) e comercializada pela Companhia Educacional (CIAEDU). A Intelligent Table, empresa especializada em mobiliário corporativo, com 20 anos de atuação no mercado brasileiro, apóia o projeto.

SERVIÇO

Basemetal
11-2175-7802
comercial@basemetal.com.br
www.basemetal.com.br

Ideal Rupolo
19-3651-1947
www.idealrupolo.com.br

Intelligent Table
11-6163-2020
www.intelligenttable.com.br

LBS Indústria de Móveis
11-6702-3266
www.lbsindmoveis.com.br

Maqmóveis
11-5083-6691
maqsp@maqmoveis.com.br
www.maqmoveis.com.br

MK Distribuidora
11-3241-0888
www.mkdistribuidora.com.br

Metadil
11-6421-4199
www.metadil.com.br

Continue Lendo

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.