Dica – Terceirização (música, esportes, ballet)

Matéria publicada na edição 22 | novembro 2006 – ver na edição online

Atividades terceirizadas, uma tendência

Terceirizar serviços para os alunos é uma tendência entre as instituições de ensino. A escola pode oferecer atividades esportivas, música e ballet, entregando as aulas e até mesmo a parte administrativa (como inscrições e pagamento das mensalidades) a empresas terceirizadas. “A escola oferece um serviço para os pais, não tem nenhum custo e ainda recebe uma porcentagem das mensalidades. Contratando uma empresa terceirizada, a escola não precisa ter professores registrados”, enumera entre as vantagens da terceirização Jorge Procópio, o Batatinha, que dirige uma empresa especializada em manter nas escolas aulas de tênis, futebol, judô, ioga e golfe (conhecido como drive range). Jorge comenta que é assinado um contrato de prestação de serviços entre a empresa e a escola. A empresa se responsabiliza pelas inscrições e cobranças e, no caso das aulas de tênis e golfe, fornece todo o material.

O Colégio São Luís administra suas aulas extracurriculares de duas maneiras: as esportivas são ministradas por professores próprios da escola e há ainda 10 empresas terceirizadas oferecendo outros cursos. Jairo Nogueira Cardoso, diretor administrativo e financeiro da escola, explica que o São Luís experimentou em 2001 terceirizar as aulas esportivas. “A experiência não foi satisfatória e voltamos, em 2002, a oferecer as aulas com nossos professores”, lembra.

Por outro lado, outras atividades no São Luís têm tido sucesso com a terceirização. É o caso dos projetos de criatividade, aulas de ballet, robótica, xadrez, música (piano, teclado, violão, guitarra, violino e iniciação musical), tênis (uma empresa cuida dos alunos menores e outra, dos maiores), além das aulas de línguas (inglês e, em 2007, terá início o espanhol). “Os pais têm a facilidade de deixarem seus filhos no próprio colégio, usufruindo dos nossos espaços, segurança, além de todo cuidado que dedicamos aos alunos. Além disso, conseguimos oferecer valores até 50% menores do que os mesmos cursos fora da escola”, reforça. Semestralmente, a direção do colégio se reúne com as empresas, visando manter a alta qualidade dos serviços prestados. “Se percebemos que algo não vai bem com determinado professor, pedimos para substitui-lo. É uma cláusula que consta dos contratos”, diz.