Dica — Placas

Matéria publicada na edição 24 | Janeiro 2007 – ver na edição online

Cuidados com o material e o visual

A escola deve ter seus equipamentos de segurança, acessos e ambientes bem sinalizados.  Sinalizar hidrantes, extintores, portas corta-fogo e saídas de emergência é questão de segurança e exigência do Corpo de Bombeiros. É fundamental também identificar áreas como secretaria e tesouraria, facilitando o acesso de pais e visitantes da escola, além dos ambientes escolares, utilizados pelos alunos.

Os materiais mais utilizados na fabricação de placas de sinalização são o PVC (de baixo custo, pode ser usado em ambientes externos, porém dê preferência aos mais espessos), o alumínio (as placas em alumínio feitas sob encomenda têm um milímetro de espessura, portanto mais rígidas e duráveis que as produzidas em escala industrial e vendidas prontas) e o acrílico (tem melhor acabamento se for impresso pelo verso; evite placas de acrílico com o escrito adesivado pela frente). O alumínio e o acrílico têm custos semelhantes. Já os materiais top de linha são o aço e o latão. O latão exige maiores cuidados, pois oxida pela ação do tempo e deve ser limpo constantemente para manter a boa aparência.

Além da qualidade do material com que são produzidas as placas, a escola deve cuidar da beleza visual da sinalização. Fabricantes de placas costumam produzir o lay-out do material, sujeito a aprovação do cliente. Porém, a escola precisa estar atenta para que toda a sinalização predial acompanhe uma programação visual, que inclui material de papelaria, logotipo e placas externas, por exemplo. No Colégio Miguel de Cervantes, recentemente foi contratada uma empresa de design para fazer um estudo de cores para a ambientação da escola. Do infantil até a 6ª série, as turmas se estabelecem em módulos diferenciados por cores. As cores aparecem nas tabeiras dos pisos das classes e no assento e encosto das cadeiras. As cores “saem” das salas de aula e seguem até a entrada do colégio, dirigindo o acesso dos pais à escola. A partir da 7ª série, as séries são diferenciadas pelas cores dos móveis: azul marinho para 7ª e 8ª e cinza claro para o Ensino Médio. “Aqui o conceito de sinalização é total. Como somos uma escola bilíngüe, toda nossa comunicação é bilíngüe, inclusive as placas de PVC de identificação dos espaços”, conta Roberto Veloso, administrador do colégio.