Dica — Brindes

Matéria publicada na edição 36 | Março 2008 – ver na edição online

Presente é coisa séria

O uso de brindes como ferramenta de marketing pelas escolas atende vários propósitos. Sendo assim, eles devem ser escolhidos levando-se em conta dois critérios iniciais: o público-alvo e o objetivo de cada ação específica, como reconhecimento, motivação e fidelização. Mochilas, pastas, canetas estão entre os mais utilizados. No entanto, é sempre bom buscar a diferenciação.

O Colégio Augusto Laranja, com unidades em Moema e Campo Belo, na capital paulista, presenteia com pins os alunos com excelência no desempenho escolar, como forma de valorizá-los. Alunos e funcionários também recebem presentes no aniversário, como canetas, mouse pad e, neste ano, marcadores de livros feitos com papel reciclado por jovens carentes. “Essa ação simboliza comprometimento com o incentivo à leitura e com a preservação ambiental, assim como o apoio a questões sociais”, diz Claudia Boscari Roble, coordenadora de Comunicação do colégio.

Segundo ela, o brinde ideal deve ser útil para o público a que se destina e, de certa forma, original. Também precisa ter boa qualidade e coerente com os valores que a instituição deseja passar.

“Todos os públicos devem ser contemplados nas ações que são feitas no decorrer do ano: alunos, pais de alunos, professores, futuros alunos, ex-alunos. O produto promocional funciona como uma prospecção”, diz Marcos Antonio Lucas, presidente da Associação de Fabricantes de Brindes Promocionais (Approm).

A qualidade dos produtos promocionais é fundamental, pois ele carrega a imagem da empresa. “Independentemente de qual seja o valor, um real ou cem reais, o produto precisa ter qualidade, caso contrário, poderá denegrir a imagem de quem o está ofertando”, alerta o presidente da Approm.

Uma maneira de garantir isso é poder contar com empresas sérias. Nas palavras de Claudia Boscari Roble, um bom fornecedor é aquele que mantém a qualidade e o bom atendimento (principalmente no pós-venda), que é pontual na entrega, que compreende a necessidade do cliente e o ajuda com idéias no desenvolvimento do lay out. Além disso, se dispõe a enviar provas ou amostras antes da produção final e é parceiro na hora do pagamento.

“É bom buscar referências para saber se a empresa é idônea e para quem ela já produziu. Caso contrário, corre-se o risco de ficar na mão na hora da campanha”, lembra Marcos Antônio Lucas“. O brinde é, acima de tudo, uma oportunidade de estar presente na vida de outra pessoa por meio de um objeto significativo. Pensamos no brinde não só como estratégia de marketing, mas como uma maneira de levar ao outro a lembrança da instituição através de algo impregnado de afeto”, conclui Claudia.