Dica — Artigos Esportivos

Matéria publicada na edição 42 | Outubro 2008 – ver na matéria online

Materiais adequados para a prática esportiva

Os artigos esportivos são de fundamental importância para a boa prática esportiva. As escolas devem dar atenção especial a esses itens simples, que fazem toda a diferença. “Aspectos como a faixa etária, tamanho e conforto são alguns dos critérios para a escolha do material adequado aos alunos”, afirma Marcelo Silveira, coordenador de Educação Física e Esportes da Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, localizado em Barueri.

A maior parte das atividades desenvolvidas pelo Mackenzie exige artigos esportivos, tais como basquete, vôlei, futebol, handebol, esgrima, natação, ginástica artística, judô, entre outras. Segundo Silveira, muitos materiais são “adaptados” para as turmas. “No basquete, por exemplo, utilizamos bolas de diversos tamanhos. As crianças não têm condições de jogar com uma bola oficial e, por isso, usamos a ‘baby’, que é menor. A altura da tabela também é alterada para o mirim. As crianças, a partir de sete anos, jogam com a altura da cesta a 2,75m do chão, enquanto a oficial fica a 3,05m”, explica. Ele ainda completa que os alunos percebem as mudanças nos materiais esportivos. “Se uma bola de futebol está oval interfere no drible. Já um produto adequado facilita o aprendizado”, ressalta o coordenador.

Alguns dos itens utilizados nas aulas de Educação Física necessitam de cuidados para maior durabilidade. No Colégio Salesiano Santa Teresinha, localizado em Santana, zona norte de São Paulo, algumas recomendações são seguidas, conforme explica o professor Adalberto de Oliveira, responsável pela Escola de Esportes e Dança: “Na sala de ginástica olímpica, por exemplo, os colchões e aparelhos são limpos toda semana. Os outros artigos têm sua própria sala”, destacando que  a escola procura conscientizar os alunos sobre a importância de todos os tipos de equipamentos. “Além disso, o setor de manutenção nos auxilia a deixar o material em dia”, diz Oliveira. No Mackenzie são feitas vistorias periódicas. “Nos colchões, por exemplo, fazemos reformas.  Uma vez por semana é feita uma reunião com os professores para avaliar os materiais que estão em falta ou os que necessitam de reparos”, conta Silveira.

Mas, para que os artigos esportivos cheguem aos alunos com qualidade é importante que essa preocupação comece já na hora da compra. O Colégio Salesiano renova os estoques, geralmente, na época das férias – em janeiro e, se houver necessidade, em julho. O professor Oliveira lembra: “Compramos esses artigos em lojas especializadas, de acordo com um planejamento para as aulas de Educação Física.” No Mackenzie, algumas pesquisas são realizadas, tanto referente à qualidade do material, quanto para a economia no preço. “Levamos em conta o que for melhor. Nosso alunado também é bastante exigente. Às vezes, compramos pela marca. Mas, sempre pesquisamos em, pelo menos, três empresas“, finaliza Silveira.