Fique de Olho — Lousas

Matéria publicada na edição 48 | Maio 2009 – ver na edição online

Da tecnologia à sustentabilidade, produtos se adaptam aos novos tempos.

Brancos, verdes, quadriculados ou interativos: os velhos quadros negros, que durante décadas permaneceram como símbolos inequívocos do ensino, mudaram de perfil e estão conferindo mais leveza às salas de aula. “Boa parte das escolas particulares já aboliu as lousas para uso de giz e as substituíram pelos quadros brancos”, anota Ubirajara Ramos Sanini, sócio da Board Solutions. A empresa fabrica os mais diferentes tipos de lousas e quadros de avisos há 12 anos, “procurando atender a qualquer solução que o cliente venha precisar na linha de comunicação visual”.

Nas escolas, um dos produtos mais indicados é o quadro branco, recomenda Ubirajara, por eliminar o uso do giz, ser mais higiênico e facilitar a visualização do conteúdo anotado pelo professor. Elas podem encomendar ainda quadros de avisos personalizados, imprimindo as cores e a logomarca da instituição. Segundo Ubirajara, as possibilidades de modelos e usos dos quadros são muito amplas, a exemplo de um painel dotado de cinco placas e trilhos que a Board Solutions está fabricando para um centro de treinamento de Brasília. Outra linha é a do quadro magnético, feito em estrutura metálica, que permite afixar os documentos através de acessórios magnéticos. “Ele protege o documento, chama mais a atenção e confere um visual mais atraente”, destaca Ubirajara.

O empresário afirma que a Board Solutions adota uma política de melhoria constante em sua linha de produção e na qualidade. Hoje quase não há restos das matérias-primas utilizadas no processo de fabricação. “Reaproveitamos as sobras de alumínio, que vão para a reciclagem, e de MDF, que se transformam em peças de artesanato.” Neste ano, a Board Solutions pretende reforçar o foco na sustentabilidade, diz o empresário. Também o plástico empregado nos acessórios de seus produtos provém de material reciclado, complementa Ubirajara.

Na Quadros & Cia a novidade em 2009 fica por conta da introdução da lousa interativa, afirma Haylton Roberto de Araújo. Proveniente do fabricante canadense TeamBoard, ela funciona como tela de projeção, além de quadro branco normal, inteligente (grava e salva todas as anotações) e interativo. “Ligada ao computador, permite fazer todas as funções apenas com toque dos dedos”, descreve o empresário. Como resultado, os alunos vivenciam “uma dinâmica de aula muito melhor, pois o professor tem condições de mostrar no quadro assuntos que no passado ficavam apenas na imaginação, como os movimentos de rotação e translação.” No entanto, o investimento ainda é elevado para muitas escolas, que acabam instalando o equipamento em auditórios, ressalva o empresário. Haylton acredita, porém, que a tendência, no futuro, é que esteja presente em todas as salas de aula. A Quadros & Cia oferece garantia de cinco anos para a lousa e acesso à assistência técnica especializada.

Entre os produtos convencionais, o empresário sugere o uso de lousas quadriculadas, verdes ou brancas, porque “melhoram a qualidade de escrita passada aos alunos”. Na Quadros & Cia elas são fabricadas com laminado melamínico próprio para lousa, de 1 mm de espessura, com base em fibra de madeira de 12mm e estrutura em alumínio anodizado. A empresa produz ainda um portifólio variado de murais e quadros de avisos. Haylton conta que a empresa utiliza na base um produto chamado celotex de 12mm. “Ele é muito resistente e permite a colagem de feltro ou cortiça e pode ser espetado inúmeras vezes. Alguns fabricantes utilizam estiropor expandido (isopor) ou papelão triplex, ambos com resistência muito limitada.”

Estabelecida no mercado desde 1990, a Quadros & Cia se destaca pela versatilidade, analisa Haylton. “Nosso crescimento foi calcado em qualidade, preço competitivo e cumprimento dos prazos pré-estabelecidos. Esta trilogia trouxe importantes escolas, universidades e empresas em nossa carteira de clientes”, observa, lembrando que sua experiência anterior na área do marketing proporcionou-lhe “um grande suporte para que pudesse posicionar a empresa perante a concorrência”.

Saiba mais:

Board Solutions