Fique de Olho — Bebedouros e Purificadores

Matéria publicada na edição 59 | Junho/Julho 2010- ver na edição online

Funcionais, seguros e agora adaptados à acessibilidade.

Por Rosali Figueiredo.

O tema “água” certamente predominou nas homenagens ao Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorados em 5 de junho,  principalmente nas escolas, que têm na preservação dos recursos ambientais uma parte importante do currículo obrigatório em educação ambiental. Mas as condições de seu consumo é também outra grande fonte de cuidados, o que faz com que os fabricantes de bebedouros e purificadores busquem cada vez mais atender às especificações de qualidade e segurança dos materiais utilizados nos equipamentos, às normas de acessibilidade e à higiene e saúde.

“Nossos equipamentos são seguros e não oferecem riscos aos usuários, são submetidos a testes a cada seis meses e certificados pelo Inmetro, assim como os insumos que os compõem”, afirma Adriana Pablos, sócia e diretora da Bebedouros Cânovas, empresa com 26 anos de vida estabelecida em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Atendendo em todo o País, com vendas por telefone ou via internet, a Cânovas concluiu neste ano a certificação de todos os modelos. Outra novidade é o acabamento em polipropileno, em “cantos arredondados”. Com uma linha bastante diversificada, da industrial à residencial, a empresa comercializa bebedouros de água refrigerada, para galão e também aparelhos e filtros purificadores. Seu carro-chefe é a “central de água suspensa”, equipamento de cerca de 2 metros de altura, instalado junto à parede, com o posicionamento das torneiras ajustado conforme a idade do usuário.

Fabricados em aço inox 304 (“que não possui carbono”) e com isolamento em poliuretano, os produtos Cânovas possuem grandes reservatórios, o que assegura “água gelada nos bebedouros o dia todo”, destaca Adriana. Ela ressalta ainda que os filtros utilizados são de carvão ativado com prata coloidal, “impedindo a proliferação de bactérias”. Já os bebedouros refrigerados para galões trazem um compressor hermético em vez da placa eletrônica, versão comum no mercado e sem o mesmo padrão de rendimento. Adriana Pablos enumera outros diferenciais da empresa, como o fato de ter sido a primeira a certificar bebedouros Industriais junto ao Inmetro e oferecer assistência técnica em todo País.

Na Bebedouros Clean, empresa criada há quatro anos com o foco bem direcionado às escolas, um dos diferenciais é a adaptação de todos os seus modelos para os cadeirantes, “conforme prevê a NBR 9050/04”, destaca o empresário Odalírio Evangelista Dias. Mas a Clean abriu 2010 com novidades que a deixam com muitos outros atrativos diante dos clientes, como a introdução de jatos de pressão para lavatório com temporizador; de torneiras com alavanca abre-fecha de 1/4 de volta; de difusores de metal cromado no gabinete; e de evaporadores com serpentina de aço inox, os dois últimos propiciando “maior rendimento no sistema de refrigeração”.

No portfólio geral da Clean, encontram-se bebedouros escolares, com ou sem lavatórios, equipados ou não com sistema de refrigeração, cujos gabinetes são confeccionados em fibra de vidro e grande variedade de cores, modelos e tamanhos. O modelo mais vendido é o Master II, revela Dias, constituído por módulos conjugados, para uso adulto e das crianças. O empresário destaca ainda o Kids, exclusivamente infantil, decorado com ursinho ou leãozinho. A Clean também atende em todo o Brasil, por meio da internet e de mala direta, afirma Dias. Segundo ele, os produtos oferecem “boa qualidade técnica, preservando principalmente a segurança, saúde e praticidade, com beleza, qualidade e modernidade”.

Também a Jacto Filter desenvolve um trabalho diferenciado junto às escolas, especialmente através das linhas Millenium e Aquarium, afirma Ueldom da Silveira, diretor e um dos sócios da empresa. Seu mix de produtos é amplo, envolve bebedouros coletivos, convencionais, purificadores, filtros e congêneres. “A linha Millenium possibilita a refrigeração e a colocação de pias adicionais, tornando-se uma opção interessante para áreas menores ou instalações mais distribuídas no ambiente.” A linha Aquarium, por sua vez, permite “uma aplicação mais coletiva e também pode ser refrigerada a partir do modelo AQ-02”. “Nossos produtos são perfeitamente adaptáveis às necessidades dos usuários, independente da faixa etária”, ressalta Silveira.

A Jacto Filter é a marca desenvolvida pela América Filtros, empresa com 15 anos de atuação no mercado e “única deste segmento homologada com o selo compulsório do Inmetro”. Não à toa, seus novos modelos atendem às necessidades contemporâneas não apenas de segurança e qualidade dos materiais (observados pelo Inmetro), mas também acessibilidade e prevenção às doenças. Neste ano, por exemplo, lançou a linha Elegance, que a partir de um design moderno está adaptada às normas de acessibilidade e disponibiliza os botões de acionamento distantes dos bicos ejetores, de forma a evitar o contato das mãos com a água a ser consumida. Além disso, o formato dos bicos desestimula o usuário a tocá-lo com a boca, observa Silveira, destacando a colaboração da empresa para a prevenção da gripe A H1N1. “Pioneiros em bebedouros coletivos, desenvolvemos os produtos em parceria com os donos das escolas, por isso a preocupação constante com os usuários”, ressalta o empresário. Segundo ele, “saber ouvir o cliente e traduzir suas necessidades em produtos funcionais” representa um de seus grandes diferenciais. A Jacto/América Filtros atua em todo Brasil e também no Exterior.

Saiba Mais:

BEBEDOUROS CÂNOVAS