fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Brinquedos pedagógicos: O brincar como prática do desenvolvimento infantil

Matéria publicada na edição 69 | Junho e Julho 2011- ver na edição online

No último dia 28 de maio vários países dos cinco continentes comemoraram o Dia Internacional do Brincar, data instituída pela ITLA (International Toy Library Association) com o propósito de incentivar a prática de jogos entre as crianças que, ao exercitarem a criatividade, crescem preparadas para lidar com diversas situações do cotidiano. A entidade sem fins lucrativos foi criada nos princípios dos anos 90 e está sediada na Bélgica.

Segundo a especialista em jogos educativos e psicomotricidade Vania Cavallari, a brincadeira compõe “uma parte essencial do universo infantil, onde é possível ordenar o mundo que está a sua volta”. O brincar está presente na vida de toda criança, seja brasileira ou de outra nacionalidade, que quando explora o que lhe é oferecido na atividade, se torna mais autônoma. Estudos comprovam que, quando há espaço para manifestações lúdicas, os processos de aprendizagem estimulados são muito efi cazes. Ou seja, Vania Cavallari sintetiza que brincando é possível aprender mais e melhor, pois as crianças “resolvem com mais facilidade desafi os da vida, melhoram sua linguagem e têm maior poder de concentração, além de serem muito mais sociáveis”.

O brinquedo, por sua vez, atua como excelente ferramenta de suporte que permite realizar representações da realidade por meio da criatividade. Nesse momento, é possível expressar sentimentos e necessidades. Confira, neste Fique de Olho, algumas empresas que oferecem produtos relevantes para a manifestação lúdica infantil.

AZUL E ROSA BRINQUEDOS
Localizada no bairro da Mooca, em São Paulo, a Azul e Rosa Brinquedos atua há cinco anos no mercado. Por meio do trabalho com profissionais capacitados, a empresa oferece produtos educativos, cientes de sua importância na formação infantil. “Nossos clientes demonstram um alto grau de fidelidade comercial – fruto da seriedade com que são tratados, das condições que lhes oferecemos, e da constante atualização com novidades”, afirma o proprietário, Vitor Tribuna. O empresário destaca, entre os produtos que compõem o seu portfólio, a MITRA, jogo capaz de trabalhar diferentes habilidades, como raciocínio, dinâmica, colaboração etc. É confeccionado em madeira e traz como atributos principais a interatividade, qualidade e o design bem preparados.

A Azul e Rosa Brinquedos manterá em 2011 uma campanha de preços especiais para escolas até o dia 30 de novembro. Também neste ano o site da empresa será atualizado, com uma proposta visual mais moderna e com uma janela voltada para as instituições de ensino. “Encaramos os profi ssionais da educação não como simples clientes, mas como aqueles com quem podemos caminhar lado a lado, facilitando as tarefas escolares”, diz Tribuna.

A empresa deseja contribuir para que cada criança possa aprender se divertindo e, mais tarde, se destacar no mercado profissional. “Os brinquedos educativos, quando autorizados a participar dessa formação, desempenham um papel primordial e inesquecível”, avalia o empresário. A Azul e Rosa Brinquedos atende a todo País, mediante solicitações de orçamento via e-mail ou fax.

Fale com a Azul e Rosa Brinquedos:
11 2605-2033
www.azulerosabrinquedos.com.br
[email protected]

UNI DUNI BRINQUEDOS
Presente no mercado há seis anos, a Uni Duni Brinquedos está localizada no bairro Vila Clementino, zona Sul de São Paulo. A loja oferece produtos que dão espaço para que a criança desenvolva aspectos importantes em sua formação, de maneira criativa e planejada. Alguns dos principais brinquedos oferecidos estão as caixas táteis, blocos de encaixe e calendários de madeira e tecidos, conforme destaca a empresária Marlene Justino Mantovani.

O site do grupo apresenta detalhes dos produtos por meio de fotos e descrições que facilitam a escolha do material, além de oferecer indicações direcionadas às diferentes faixas etárias. A linha de materiais é muito variada, e destaca-se pelo dinamismo, design e acabamento, conseguindo oferecer produtos de qualidade e relevância ao contexto infantil. Marlene Mantovani observa que, visando oferecer atendimento adequado ao segmento da educação, a Uni Duni Brinquedos está trabalhando com preços especiais para as escolas, que variam entre 15% e 30%, de acordo com o valor da compra. A Uni Duni Brinquedos Educativos atende a todo País, através do site, e a entrega pode ser feita pelo correio e empresas transportadoras.

Fale com a Uni Duni Brinquedos Educativos:
11 5083-3443
www.unidunibrinquedos.com.br
[email protected]

por Rafael Lima

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados