Dica — Materiais promocionais gráficos valorizam imagem institucional das escolas

Matéria publicada na edição 90 | Agosto 2013 – ver na edição online
A três meses da turbulência do fim do ano letivo, as escolas devem começar a se planejar para colocar em prática a campanha de matrícula e rematrícula de 2014. É nesse planejamento que surge o desafio: como se destacar entre as concorrentes e conquistar a atenção de pais e alunos num período que naturalmente tende a reavaliações e mudanças?

O mercado gráfico oferece uma gama variada de materiais promocionais para a escola divulgar e fortalecer a imagem e seus valores institucionais frente aos visitantes e ao público interno. Além dos impressos mais comuns, como folders, folhetos, pastas e cartões de visita, as gráficas têm recebido uma demanda considerável por blocos de recados, calendários de mesas, marcadores de página, camisetas, porta-retratos, réguas, canecas e agendas.

E com a tecnologia digital, a tendência é a personalização. “Hoje os materiais podem ser desenvolvidos de maneira ágil e conforme as necessidades exclusivas dos clientes. Não há limite para customizar qualquer tipo de material”, explica um empresário tradicional do segmento gráfico. Ele destaca a possibilidade de imprimir uma foto do aluno tanto numa mochila quanto em um nécessaire.

Para cativar visitantes e fidelizar o público interno, instituições aproveitam tamanha diversidade de recursos disponíveis no mercado gráfico e apostam na criatividade. O Colégio Elvira Brandão, situado em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo, costuma recorrer a itens promocionais diferenciados para fixar e divulgar a marca. “Com o intuito de que a marca seja percebida positivamente e o Colégio seja sempre lembrado, nos preocupamos em oferecer brindes úteis no dia a dia, de uso frequente”, como cadernos personalizados, comenta a coordenadora de marketing da escola, Cinara de Souza. Para a campanha de matrícula deste ano, o Elvira Brandão irá recorrer aos kits escolares, compostos por estojo, caneta, lápis e folders contendo informações pedagógicas e institucionais do Colégio.

COMO SE ORGANIZAR

Os empresários da área aconselham os gestores a planejarem sua campanha de matrícula e rematrícula com antecedência, e a enviarem o briefing para a gráfica até o final deste mês de agosto. É o período ideal para que elas possam criar, executar, e ainda fazer os ajustes conforme as necessidades do cliente, para entregar os materiais promocionais a tempo.

Para as peças direcionadas ao público interno, a coordenadora de marketing do Elvira Brandão salienta a importância de adequá-las à faixa etária e gênero a que se destinam, e também sugere às instituições estilizar os materiais promocionais com conteúdos que reforcem valores sociais trabalhados com os alunos no cotidiano, como, por exemplo, o respeito à natureza e o não consumismo.

Por Tainá Damaceno