agosto 10, 2013

Matrícula e rematrícula escolar: Como se preparar para os desafios da alta sazonalidade

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CULTURA INGLESA – BANNER DE CONTEUDO

Matéria publicada na edição 90 | Agosto 2013 – ver na edição online

O período que compreende os meses de setembro a março representa uma época de instabilidade para as instituições de ensino, pois é quando aumenta a procura, bem como a entrada e saída de alunos. Nesse período é necessária a implantação de estratégias de gestão de impacto, como as rematrículas e a campanha de propaganda e marketing.

PONTO DE PARTIDA: REMATRÍCULAS ANTECIPADAS

Após o retorno das férias de julho, dependendo do nível de satisfação, as famílias começam a pensar na permanência ou não dos seus filhos na escola. Nesse momento, estarão com a imagem seletiva*, sensível a tudo o que diz respeito a estabelecimentos de ensino. Portanto, a instituição deve lançar a campanha de rematrículas até setembro, para fazer com que não tenham foco em mudanças, desfazendo-se da ideia de transferi-los de escola e ficando com a sensação de missão cumprida o mais rápido possível.

Imagem seletiva é o foco da pessoa para uma determinada zona de interesse. Exemplo: quando trocamos a marca de automóvel e começamos a ver a mesma marca várias vezes ao dia, temos a sensação de que todo mundo comprou o mesmo carro. A partir do momento que o interesse é saciado, a imagem seletiva desaparece, tornando a propaganda invisível.

Para estimular os pais a anteciparem as rematrículas, as escolas devem propor benefícios como um maior parcelamento e descontos na primeira parcela da anuidade. Os que mais recomendamos são:

• Divisão da anuidade em 13 parcelas;

• Proposta do pagamento da primeira parcela em setembro;

• Estímulo para que os pais antecipem a rematrícula, dividindo a primeira parcela em quatro vezes (pagamento em setembro, outubro, novembro e dezembro) e dando um desconto de 20% sobre o valor (somente da primeira parcela);

• Envio de um kit de rematrícula;

• Finalização do processo com o Face to Face;

• Política especial para os alunos do 9º ano.

A seguir, detalharemos cada um deles:

KIT REMATRÍCULA

O envio pelo correio de um kit, contendo todas as informações e documentos para que os pais efetuem a renovação da matrícula do filho, é a melhor maneira de a escola demonstrar sua preocupação com a comodidade de seus clientes.

Em um envelope timbrado, o estabelecimento de ensino deverá enviar todos os documentos, enfatizar o trabalho pedagógico e promocional, além de agregar valor com o material de empresas parceiras.

FACE TO FACE

(Agendamentos para encontros presenciais)

Manter um aluno hoje em dia é uma tarefa tão difícil quanto matricular os novos. Todas as famílias que não efetivarem a rematrícula após a data final estipulada deverão receber uma ligação da escola, com o objetivo de agendar reuniões. É importante ressaltar que não é interessante negociar ou esclarecer eventuais dúvidas por telefone.

Os agendamentos deverão ser marcados de acordo com as respostas obtidas nos telefonemas. Problemas financeiros serão encaminhados ao responsável pela tesouraria ou direção, e demais reclamações e insatisfações à coordenação pedagógica.

E não se esqueça: escutar o cliente é a melhor forma de aprimorar a prestação de serviços da escola e entrar em sintonia com os anseios das famílias e dos alunos.

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