Documentação pedagógica – uma prática pedagógica reflexiva

Inspirados pelo trabalho realizado nas Escolas de Infância de Reggio Emilia no norte da Itália, começamos, em 2009 no Colégio Rio Branco, a utilizar como ferramenta de reflexão educativa a Documentação Pedagógica  –  estratégia ética, investigativa  que dá voz  à infância.

Tal estratégia diferentemente do registro de atividades que sempre foi feito nas escolas, a Documentação Pedagógica possibilita a visualização da originalidade dos processos construtivos das crianças, de suas experiências individuais e em grupo, por meio de textos escritos, imagens e objetos. A análise desses documentos ao reunir flagrantes da rotina das crianças da Educação Infantil permite a nós, educadores, revisarmos nossas práticas para compreender melhor a cultura da infância. Esses documentos analisados e interpretados com outros educadores oferece-nos condições para entender e  transformar o cenário do cotidiano escolar e instiga-nos a um contínuo crescimento profissional.

Quando os documentos são revistos pelas crianças, elas têm a oportunidade de compartilhar suas ideias, tomar consciência de sua aprendizagem e aprender a apreciar e respeitar o trabalho do colega, fortalecendo vínculos e construindo um ambiente cooperativo.

Além disso os pais, por intermédio desses registros investigativos, têm, também, condições de conhecer situações vivenciadas pelo filho que até então desconheciam, e, às vezes, até surpreendentes para a família.

Essa experiência tem nos proporcionado o desenvolvimento de uma escuta mais atenta e cuidadosa dos saberes das crianças , o aprimoramento de nossos métodos de observação e registro e fortalecido o sentido de equipe.

Por Maria Margarida C. da Silveira
Maria Margarida C. da Silveira é Supervisora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental