Férias na escola: música, teatro e muita diversão para as crianças

Aproveitar o período de férias para estimular as habilidades artísticas e esportivas das crianças pode ser muito gratificante.

Um espaço lúdico pode ser construído nas escolas e atrair os alunos que, muitas vezes, não têm a oportunidade de desfrutar de um ambiente tão rico e interativo quanto este.

O Colégio São Domingos, em São Paulo, realiza atividades de férias desde 2009. Segundo Regina Pardal, coordenadora do Grupo Viver – empresa especializada em recreação e que aplica o projeto na escola – a intenção é que os alunos passem o dia se divertindo, sem que o momento perca o caráter pedagógico. “Propomos uma série de oficinas com jogos, brincadeiras e esportes que são oferecidas de forma bastante lúdica, e não como ‘aulas’. É importante que as atividades tenham cara de férias”, conta.
A educadora diz que as atividades são elaboradas de acordo com o número de alunos inscritos e a faixa etária (de 6 a 11 anos). A partir dessas informações, é montada uma grade de atividades que contempla o interesse de pais e alunos. Uma das preocupações no caso dos pais, por exemplo, é com o custo, que deve ser acessível. O curso ainda se torna importante para os alunos porque eles podem se divertir com os amigos e conhecer outras crianças. “Elas brincam e registram recordações em um ambiente que já conhecem, porém sem as obrigações da rotina escolar”.

MÚSICA

A recepção das crianças, então, é sempre positiva. Atividades artísticas, além de chamarem a atenção, despertam qualidades e habilidades que poderão ser aproveitadas por toda a vida. É o caso da música, que segundo a professora de canto Eliane de Freitas, é uma ferramenta para o desenvolvimento humano. “Um bom trabalho musical sensibiliza, acalma, alegra, ajuda na concentração e coordenação. Dessa forma, os benefícios para a escola e comunidade são inúmeros. Pessoas menos agitadas e violentas se tornam mais atentas e disciplinadas, também há melhora na postura do cidadão e no convívio em sociedade”, afirma.

Muitas vezes os pais enviam as crianças porque não conseguem ajustar a agenda profissional com as férias dos filhos. Por isso, a segurança e estrutura que a escola pode oferecer se torna sinônimo de tranquilidade. “Isto existe porque os pais sabem que as crianças estão sendo acompanhadas nesse momento”, afirma Mariangela Ancelmo, coordenadora do curso de férias da Escola Projeto Vida, em São Paulo.

A instituição realiza, há 20 anos, programações para o período. As recreações com brincadeiras, culinária, histórias, passeios, ateliês de artes e rodas de leitura são direcionadas a crianças de 2 a 6 anos. “O curso é oferecido nos meses de janeiro e julho, em que os professores estão de férias ou em recesso. Neste período, auxiliares, juntamente com a coordenação, ficam responsáveis pelo trabalho”, diz Mariangela. A organização para a iniciativa acontece durante o ano todo, com reuniões mensais de planejamento. No caso da temporada de inverno, a programação é divulgada a partir de junho, com folders que destacam o cronograma.

Dessa forma, as atividades de livre escolha podem garantir não somente muita diversão, mas aprendizado. “Participar de momentos de brincadeira com colegas em um espaço do qual ela faz parte, aprendizado, viver a infância de forma plena e saudável, com momentos livres e dirigidos, garantem um desenvolvimento adequado às crianças”, conclui a coordenadora.
por Rafael Lima

Colégio São Domingos