Grupo Weducaction: Holding Educacional também faz incursões na área de TE

O Grupo Weducation, controlador, entre outros, dos colégios Mater Dei, Internacional Ítalo Brasileiro e Internacional Vocacional Radial, todos em São Paulo (SP), vem introduzindo paulatinamente a Tecnologia Educacional nos programas pedagógicos. Por exemplo, os estudantes do Ensino Técnico do Radial utilizam um aplicativo (o App Inventor), baseado nos celulares, que controla os movimentos de máquinas construídas com peças da robótica. Já o Mater Dei realizou campanha para compra massiva de tablets pelos professores, com descontos no valor do equipamento e parcelamento em 10 pagamentos.

Segundo o professor Marcelo de Freitas Lopes, coordenador de Educação Tecnológica do Grupo, os docentes (100 no total) estão recebendo capacitação e aqueles que utilizarem o equipamento em sala de aula, terão isenção do pagamento da última parcela. Um dos recursos mais aplicados é o Toontastic, ferramenta baseada na plataforma IOS (iPhone e iPad), que permite às crianças desenhar e produzir animações.

O treinamento da equipe iniciou com sua familiarização em torno do equipamento, ensinando-a a explorar os recursos para uso pessoal. Posteriormente, começou a ser mostrado como os professores podem aplicar os dispositivos em seus projetos pedagógicos, em todos os ciclos da educação básica.

O coordenador explica que, se não houver a capacitação, o docente acaba utilizando o tablet como equipamento de projeção de imagens, o que já é feito, de maneira mais eficaz, pelos demais recursos das escolas do Grupo, como a Apple TV, lousas digitais, Datashow e projetores em 3D. Mais que a projeção, ele explica que os tablets oferecem textos interativos, aplicativos para criação de histórias infantis, simuladores para as mais diferentes áreas do conhecimento, em especial, a de Ciências, além da própria mobilidade.

A ideia do Grupo é que, em breve, o uso dos tablets seja estendido aos alunos. Já as aulas de inglês do Mater Dei estão incorporando a plataforma da web Live Mocha, que permite a interação do aluno com nativos do idioma. O acesso é feito via internet, gratuito, mas o colégio impôs alguns filtros para evitar a navegação em sites considerados inadequados.

Marcelo Lopes observa que o grande desafio enfrentado pelos gestores escolares para introduzir os recursos tecnológicos no cotidiano da aprendizagem está na falta de profissionais qualificados para realizar a conexão entre o mundo digital e o pedagógico. Biólogo, Marcelo diz que sempre gostou “do novo”, por isso, nas escolas em que deu aula, foi aprendendo a desvendar o universo dos softwares e computadores, iniciando pela robótica. Uma de suas equipes de alunos chegou a ser vice-campeã em criatividade em um campeonato mundial da área, realizado em Atlanta (EUA).