fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Primeiros socorros: Como deve ser o atendimento nas escolas

img208O especialista Marcos José dos Campos Verde, instrutor de Resgate e Pronto Socorrismo da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar de São Paulo, aborda os procedimentos que devem nortear um programa de treinamento em primeiros socorros nas escolas de educação básica, em entrevista à Revista Direcional Escolas.

Revista Direcional Escolas – Em que estrutura as escolas devem investir para oferecer um primeiro atendimento aos alunos em casos de acidentes?

Marcos José de C. Verde – Entendo que não haja condições de montar uma estrutura completa, mas dá realizar treinamentos periódicos e simulações de acidentes para capacitar funcionários para o acionamento eficiente e um transporte rápido se necessário.

Revista Direcional Escolas – Como as escolas e suas equipes de profissionais devem proceder quando uma criança engasga, por exemplo?

Marcos José de C. Verde – Existe uma manobra específica para desobstruir vias aéreas que a equipe pode aprender a executar participando de cursos de capacitação dentro da própria escola.

Revista Direcional Escolas – E no caso de um aluno ser picado por um inseto?

Marcos José de C. Verde – O ideal nesses casos é transportar a criança para um hospital imediatamente para análise médica.

Revista Direcional Escolas – De que maneira se deve atender crianças com cortes?

Marcos José de C. Verde – Deve-se realizar o tamponamento desse ferimento, a elevação do membro lesionado, a compressão de pontos arteriais para evitar grandes sangramentos e transporte ao hospital para maiores cuidados.

Revista Direcional Escolas – E quando houver casos de traumatismos motivados por quedas?

Marcos José de C. Verde – Neste caso, é preciso imobilizar as articulações e transportar a criança para um hospital.

Revista Direcional Escolas – Quadros alérgicos e febris são muito comuns em idade escolar. Como deve ser feito o atendimento dessas intercorrências?

Marcos José de C. Verde – Neste dois casos, deve-se identificar a intercorrência e levar a criança ao hospital.

Revista Direcional Escolas –  Quais são as dúvidas mais comuns que as equipes escolares de primeiros socorros apresentam?

Marcos José de C. Verde – Atendimento em casos de engasgamento, convulsão e fraturas.

Revista Direcional Escolas – Em que situações de acidentes que o primeiro atendimento costuma ser determinante?

Marcos José de C. Verde – As de emergências cardiorrespiratórias, como engasgamento, parada respiratória e cardiorrespiratória.

Por Nicolle Azevedo


Saiba+
Marcos José de Campos Verde

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados