fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Acampamento de férias é uma maneira de tornar crianças e adolescentes mais independentes

Ao viajarem sem os pais a garotada aprende a cumprir obrigações consigo, com os colegas de quarto, com os monitores e as regras do acampamento.

A temporada de férias de Julho já está chegando e alguns pais começam a se preocupar com os filhos que querem ir para acampamentos. Como os deixar viajarem sozinhos sem a proteção de algum parente? Será que a experiência é mesmo edificante para a garotada?
Alguns especialistas garantem que deixar crianças e adolescentes viajarem sozinhos e em grupo estimula a independência, preparando-os para o futuro. “Participar de acampamentos e de viagens de estudo possibilita e favorece o desenvolvimento da autonomia e da independência das crianças. Para muitos é a primeira oportunidade de resolverem situações-problemas sozinhos, fazerem escolhas longe da supervisão dos pais, assim como cuidar e se responsabilizar pelos seus pertences. O distanciamento dos pais favorece a auto-estima da criança e do adolescente, pois o sentimento de ‘dar conta’ sozinho é fundamental para o desenvolvimento do ser humano.”,  explica Janice Carneiro de Pontes, coordenadora pedagógica do 2º ao 5º ano do E.F. Colégio Humboldt.
Mas não é difícil imaginar que os pais, ainda que se esforcem, não teriam como acompanhar a criança, o adolescente e os jovens durante 24 horas por dia, todos os dias do ano. “Eles devem permitir que os filhos comecem passando fins de semana com avós, tios, casa de amigos, para posteriormente ter a segurança de participar de acampamentos e de viagens de estudo com outros colegas. Dessa forma o processo de adaptação se torna gradativo e ajuda os pais a adquirirem a confiança necessária no processo de crescimento e de independência dos seus filhos.”, completa Pontes.
Viajar sozinhos também ajuda a criança ou o adolescente a administrar o seu próprio dinheiro e dependendo do acampamento escolhido, realizarão atividades que estimularão o conhecimento e a convivência com outras pessoas.  “A programação do acampamento deve ser rica, com brincadeiras, lazer, passeios, esportes e atividades que levem as crianças ao conhecimento, a criatividade, ao uso do raciocínio e a capacidade de trabalhar e se relacionar em grupo.  Ao viajarem sem os pais a garotada também aprende a cumprir obrigações consigo, com os colegas de quarto, com os monitores e as regras do acampamento.”, detalha Marilia Rabello, diretora do Acampamento Peraltas.
Pensando nos papais corujas e preocupados, o Acampamento Peraltas  usa da tecnologia para permitir o acompanhamento dos filhos mesmo de longe através de imagens e fotos pela internet. Para a temporada de Julho 2010, o acampamento que recebe crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, terá temas como, por exemplo,  a Copa do Mundo, as Olimpíadas, Escola de Magia, Avatar, Cartoon e Grafite, Câmera e Ação, entre outros.  Os valores dos pacotes variam – dependendo da quantidade de dias – entre R$ 1.236,00, em período de 5 dias e R$1.690,00 por 7 dias, com a possibilidade de promoção em caso de reservas antecipadas e pagamentos em até 6 vezes sem juros. Os pacotes com 5 ou mais dias, incluem uma camiseta das férias, uma atividade de arvorismo, uma atividade no C.E.U., além de baladas e festas, cada noite uma atividade temática, direcionada as diferentes faixas etárias. Reservas e mais informações pelos telefones (11)3035.1900 ou 4003.2145 ou no site: http://www.peraltas.com.br/temporada/.
peralta02
O Acampamento Peraltas tem semanas temáticas como, por exemplo,  a Copa do Mundo, as Olimpíadas, Escola de Magia, Avatar, Cartoon e Grafite, Câmera e Ação, entre outros.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados