fbpx
Guia para Gestores de Escolas

CONSAE realiza curso sobre a implantação de secretarias acadêmicas digitais

O CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais – promoverá, no próximo dia 20 de junho, o 19º Curso sobre Implantação de Secretarias Acadêmicas Digitais de Instituições de Ensino Superior.

 O evento acontecerá no Centro de Convenções do Everest Rio Hotel, em Ipanema, Rio de Janeiro.
O objetivo do curso é levar às instituições uma capacitação que lhes permita alinhar seus processos com as mais modernas técnicas e tecnologias de gestão documental e de segurança da informação, para que saiam de uma posição passiva em relação a estas mudanças para uma posição empreendedora, agregando competitividade aos seus negócios.
Entre os tópicos a serem abordados, estão Legislação e Certificação Digital. Mais informações nos links abaixo.
SECRETARIA ACADÊMICA DIGITAL – GESTÃO ELETRÔNICA DA INFORMAÇÃO.
 A COMPETITIVIDADE INSTITUCIONAL REGIDA PELA TECNOLOGIA DOS DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
A revolução da informação que estamos vivendo e sendo testemunhas trouxe uma forte mudança no comportamento das pessoas e das Instituições de Ensino. Nossos serviços surgiram assim como novas demandas foram impostas ao mercado para que as organizações se adaptassem.
No Brasil, o governo federal foi um grande agente dessa mudança e um dos setores que teve o maior foco de inovações tecnológicas foi o setor educacional levando a uma verdadeira mudança nos processos de aprendizagem, gestão escolar e no perfil dos profissionais dessa área. Os valores investidos nos programas de controle governamentais como e-MEC e PROUNI que envolvem tecnologia de gestão eletrônica estão entre os maiores dos orçamentos dos anos anteriores e continua em destaque para este ano o que mostra a forte tendência do aumento da participação dos documentos eletrônicos no dia a dia das IES.
O objetivo desse curso é levar à Instituição a capacitação para que a mesma proceda um alinhamento de seus processos com as mais modernas técnicas e tecnologias de gestão documental e de segurança da informação para que saia de uma posição passiva em relação a estas mudanças para uma posição empreendedora agregando competitividade aos seus negócios.
Contextualização
 1 – Ao fim do curso, o participante deverá ser capaz de:
Analisar o contexto atual das tecnologias de gestão documental e suas perspectivas. Conhecer o contexto jurídico que envolve a documentação acadêmica eletrônica. Definir o que é Gestão Eletrônica de Informações no contexto de “GED – Gestão Eletrônica de documentos”.  Definir o que é certificado digital no contexto ICP Brasil e fora dele. Analisar o contexto da documentação eletrônica e sua validação jurídica no relacionamento com a comunidade acadêmica. Identificar as principais técnicas de digitalização de documentos. Conhecer as técnicas de digitalização de documentos adequadas a uma Secretaria Acadêmica. Identificar as propriedades eletrônicas de um certificado digital. Apontar as diferenças entre assinatura digitalizada e assinatura digital. Definir os tipos de certificados adequados para cada documento ou processo. Conhecer os princípios da criptografia de documentos e processos eletrônicos. Definir quais os processos que envolvem o papel podem ser transformados em processos com documentos eletrônicos. Definir os tipos de tecnologias de segurança e autenticação voltadas para documentos eletrônicos adequados às relações educacionais. Definir os padrões tecnológicos e jurídicos de um documento eletrônico. Identificar os fatores fundamentais para uma negociação com uma empresa terceirizada para digitalização de acervo documental. Elaborar uma estratégia para implantação de um projeto de GED na sua Instituição, minimizando custos e otimizando resultados. Mapear uma política de segurança da informação da Instituição que envolva desde o armazenamento de arquivos eletrônicos até o tipo de arquivo eletrônico a ser adotado como padrão. Elaborar um projeto que envolva custos de digitalização com uma equipe interna e compará-los aos custos de contratação de uma empresa. Mapear os processos que envolvam os documentos em papel que podem ser substituídos por processos com documentos eletrônicos. Elaborar um plano de ação para gestão de documentos eletrônicos. Mapear a necessidade de aplicação de assinatura eletrônica em seus processos e documentos.
2 – Espera-se que, no pós curso, o participante tenha capacidade de coordenar um projeto piloto de gestão eletrônica de documentos que envolva a digitalização e a aplicação de certificados digitais para assinatura de documentos eletrônicos na sua organização e que seja incorporando uma cultura de “paper less”.
– Discutir os principais pontos de aplicação da gestão documental eletrônica em sua Secretaria Acadêmica.
– Debater sobre os pontos polêmicos da interoperabilidade de documentos eletrônicos.
3 – Problematização:
– Os órgãos públicos são exemplo de imposição de regras de envio de documentos eletrônicos. Estariam os órgãos prontos para receber documentos eletrônicos não mapeados por eles?
– Como exercício o participante deverá criar um documento, por exemplo, um processo de registro de diploma, e enviar eletronicamente aos órgãos responsáveis e traçar a receptividade dos mesmos.
– Em seguida todos os participantes relatam as experiências em um debate.
4 – Plano de ação
– Após discussão de documentos típicos que podem ser substituídos de papel para eletrônico na relação com sua comunidade, faremos a execução desse processo, assinando eletronicamente e co-relacionando com o receptor do mesmo, inclusive orientando o mesmo quanto aos procedimentos para receber os documentos em meio eletrônico.
5 – Atividades e Objetos de Aprendizagem
O foco principal da atividade será a consolidação do plano de ação voltado para aplicação na própria IES.
Programa do Curso
1. Legislação
    1.1 Portaria SENESu/MEC 255/1990
    1.2 Medida Provisória nº 2.200-2/2001.
2. A Certificação Digital
    2.1 Conceito, aplicações, garantias legais e tecnológicas
    2.2 Os tipos de Certificados Digitais
                Certificado Tipo A1;
                Certificado Tipo A3;
                Certificado Tipo A2;
                e-CPF;
                e-CNPJ;
    2.3 Dados Técnicos que Garantem a Segurança;
    2.4 Reconhecendo um Documento Certificado Digitalmente;
    2.5 Reconhecendo um e-mail Certificado Digitalmente;
    2.6 Assinando um Documento com um Certificado Digital;
3. Utilizando a Certificação Digital nas Instituições de Ensino Superior
    3.1 Transformando o nosso arquivo acadêmico em um arquivo digital;
    3.2 Transformando a nossa Secretaria Acadêmica em uma Secretaria Digital;
    3.3 Como transformar, gerar e manter diários de classe no meio digital;
    3.4 Transferir e receber alunos pelo meio digital (por e-mail);
    3.5 Montando uma pasta de aluno ou professor no meio digital
4. Projeto TUI – Estudo de Caso
 
19º Curso sobre Implantação de Secretarias Acadêmicas Digitais de Instituições de Ensino Superior
PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais
LOCAL: Centro de Convenções do Everest Rio Hotel
Rua Prudente de Morais, 1117 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
DATA: 20 de junho de 2011
CARGA HORÁRIA: 07 horas
HORÁRIO DAS AULAS: das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
 
Informações Adicionais
O Curso sobre Implantação de Secretarias Acadêmicas Digitais, será realizado no Centro de Convenções do Everest Rio Hotel. Rua Prudente de Morais, 1117 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pelo telefone (21) 2525.2200. Maiores informações sobre o Hotel poderão ser adquiridas pelo site: http://www.everest.com.br
O valor da inscrição por participante, incluindo as apostilas básicas e almoço, é de R$960,00 para inscrições efetivadas até 10 de junho e R$1.152,00 para inscrições efetivadas a partir dessa data.
O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito, empenho ou boleto no Banco Itaú S/A, Agência 0590, Conta 65465-3 em nome da CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais Simples Ltda., CNPJ 19.234.285/0001-53, descontando-se do valor total da inscrição, no caso de pessoa jurídica, 1,5% (hum e meio por cento), relativo ao imposto de renda retido na fonte.
As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário próprio (anexo) e devem ser encaminhadas juntamente com o comprovante de depósito bancário pelo fax (31) 3494.3011 ou pelo e-mail: [email protected] . Podem ser feitas ainda pelo correio, via SEDEX ou registrado simples. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito ou pagamento do boleto bancário e que não receberem a confirmação da mesma pela CONSAE.
Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, Rua Alfredo Guzella, 85 – Planalto – Belo Horizonte/MG – CEP: 31720-545.
Não estão incluídas no preço da inscrição as despesas com transporte, estada, alimentação, etc., que ficam por conta do participante.
A CONSAE reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.
Teremos grande prazer em recebê-lo(a).
Teremos grande prazer em recebê-lo(a).
Cordialmente,
Carlos Magno
Departamento de Cursos
Rua Alfredo Guzella, 85 – Planalto – Belo Horizonte/MG – (31) 3494 3011
www.consae.com.br – [email protected]
  

Fonte: CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados