Natação para crianças de 2 a 4 anos

Matéria publicada na edição 95 | Fevereiro  2014 – ver na edição online
“Todo homem culto deve saber ler, escrever e nadar”, com esta frase Platão, filósofo e matemático, fundador da primeira instituição de educação superior do Mundo Ocidental, a “Academia em Atenas” já defendia a importância do aprendizado da natação na construção e formação do indivíduo. Quando saímos de férias, em finais de semana, nos passeios no clube, na praia, e principalmente nos dias mais quentes de verão, aonde vamos nós? Para a “beira d”água”, usufruir todos os benefícios que ela nos proporciona. Dá para imaginar nossas vidas sem este “precioso” líquido? Pensar que muitas crianças por falta de oportu- nidade de aprendizado e habilidade aquática, deixam de provar de todos os benefícios do contato com a água, para a estimulação de todo seu acervo motor e na formação de suas emoções e caráter. Com certeza não! devemos sim, colocar nossas crianças nas aulas de natação o mais cedo possível, para que estas aulas auxiliem no seu desenvolvimento motor, mental e social, e não só para aprender a nadar os nados competitivos. Em contato com muitas academias e escolas de natação e em conversa com amigos que procuram informações sobre natação infantil, identifico como a maior necessidade dos pais a aquisição da sobrevivência, porém, retardam este processo de aprendizado acreditando que a criança não irá aprender a nadar aos 2 anos de idade.
O desenvolvimento do aprendizado aquático para crianças de 2 a 4 anos começa com o domínio social dela com a situação de aula. Nesta etapa é importante que ela conheça os amiguinhos, a piscina e o professor. Este deve passar confiança para que a criança sinta-se segura naquele ambiente e situação. Nesta etapa devemos lidar com a ansiedade dos pais que querem que os filhos entrem na água logo na primeira aula e frustam-se quando isto não acontece, porém isto é normal, cada criança tem seu tempo de adaptação e aquisição de segurança na aula, devemos respeitar este tempo e proporcionar vivências positivas neste início de caminhada. Para motivar e conquistar as crianças, as aulas devem ser prazerosas e voltadas para aquilo que a criança mais gosta de fazer, brincar. As estratégias lúdico-educativas devem estar presente nas aulas , é importante que o professor estimule as brincadeiras durante as aulas, porém elas devem estar voltadas para o aprendizado do movimento. A criança brincando, aprende e desenvolve sua imaginação e coordenação motora.

Criança contente, alegre e motivada, aprende com mais facilidade e prazer, passa a gostar da natação, pois aqueles tornam-se momentos de lazer e muita brincadeira na piscina. O objetivo mais importante nesta etapa do aprendizado é a sobrevivência, cair na água e deslocar-se até um local de apoio. Adquirir autonomia para os deslocamentos é fundamental para a segurança aquática da criança. Os pais estão percebendo a importância do desenvolvimento das habilidades aquáticas na formação dos filhos, auxiliando na socialização, acalmando as crianças hiperativas e estimulando seu desenvolvimento motor. Nossos profissionais aquáticos estão buscando mais qualificação no que se refere a evolução do desenvolvimento infantil, estratégias motivacionais e técnicas de nado, buscando cada vez mais alinhar as necessidades e objetivos dos alunos aos planos de aulas.

borgesA Metodologia Gustavo Borges conta com uma equipe de profissionais especializados em natação. Liderada pelo ex alteta olímpico Gustavo Borges, desenvolve uma proposta de ensino incluindo soluções para operação aquática de escolas,clubes e academias.