Informe — LEGO® Education lança um novo conceito de contar histórias

Com o novo conjunto StoryStarter crianças do mundo todo terão a oportunidade de contar histórias utilizando peças da LEGO®. O novo conceito inspira as crianças a criar, escrever e contar histórias e roteiros. Afinal, todo mundo tem uma história para contar…

Contação de histórias faz parte do imaginário infantil desde sempre, mas a geração atual, chamada Nativos Digitais, se interessa ainda mais pelo assunto quando ele é aliado à tecnologia.  A partir de agora, crianças do mundo todo terão a oportunidade de poder unir as duas atividades em uma só. Isso porque a LEGO® Education está lançando o StoryStarter, ferramenta que inspira as crianças a criar, escrever e contar histórias e roteiros, utilizando blocos e figuras LEGO® como instrumentos.

O novo conceito de contar histórias promete estimular a criatividade dos pequenos e promover o desenvolvimento das habilidades de escuta, compreensão e expressão oral, além do uso da língua, práticas de leitura e produção escrita. É importante frisar que este é o primeiro kit da LEGO® Education concebido especificamente para dar suporte à leitura e escrita, destinado a alunos do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Com os materiais da LEGO®, as crianças constroem a sua própria história, trazendo suas ideias para a vida. A ferramenta permite criar, construir e produzir histórias escritas. Também é uma maneira fabulosa de se reviver fábulas já conhecidas, com os principais personagens das histórias (Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida).

Vídeo sobre o StoryStarter

Por meio do StoryStarter, elas serão capazes de falar com mais confiança, aprender a contextualizar e analisar narrativas, personagens e enredos, identificar e compreender o conceito de gêneros e integrar naturalmente a aprendizagem digital – através do Software StoryVisualizer. Tudo isso, já a partir da fase da alfabetização.

Além de terem as habilidades linguísticas estimuladas, as crianças são incentivadas a desenvolver o pensamento crítico, conforme trabalham diretamente nosstoryboards (roteiros desenhados), na idealização e caracterização de cenas, objetos e personagens, na criação de diálogos em enredos com início e fim.

O Conjunto StoryStarter inclui mais de 1.100 itens, entre eles cinco placas de construção, roleta de atividade, personagens variados, animais, acessórios e uma grande variedade de peças LEGO®.

Como funciona o StoryStarter

As crianças criam suas histórias utilizando as placas de construção, blocos e elementos especiais da LEGO®, por meio da combinação de palavras, imagens e construção de cenas. Os pequenos podem tirar fotos das criações que fizeram e importá-las para o software StoryVisualizer. Uma vez no software, é possível apresentar, compartilhar, imprimir e documentar toda a história em formatos incríveis.

O Software StoryVisualizer

Aplicativo especialmente desenvolvido para que seus alunos possam documentar e apresentar suas histórias. Usando uma webcam, câmera digital ou um dispositivo inteligente, os alunos podem tirar fotos de suas criações e importá-las para o software. O programa permite aos usuários escolher entre vários layouts, nos quais os alunos desenvolverão as histórias. O StoryVisualizer também pode ser utilizado em tablets.

Como adquirir: No Brasil, o StoryStarter é vendido pela ZOOM, distribuidora exclusiva da LEGO Education.

ZOOM: http://www.zoomeducation.com.br

Facebook: www.facebook.com/ZOOMeducation