Reconhecer e valorizar nossas origens

As festas juninas são as principais festas populares depois do carnaval. Elas guardam um retrato da diversidade cultural brasileira, que é parte dos nossos hábitos no dia a dia, com suas comidas, danças, músicas e histórias típicas. Comemoradas durante o mês de junho, têm início no dia 12, véspera do Dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29, reservado à celebração de São Pedro.

Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil. E logo ela foi inserida nos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Festejada nos quatro cantos do país, tornou-se um evento tradicional no calendário escolar, servindo como instrumento pedagógico ao possibilitar o estudo das tradições de diversas regiões e ainda de outros países. Celebrar as festas juninas faz com que os estudantes conheçam mais sobre nossa própria cultura e entendam a forma como nos organizamos como sociedade, considerando que houve uma trajetória histórica para chegarmos até aqui.

Além de quebrar a rotina das crianças e tornar a escola mais movimentada, quando bem trabalhada em sala de aula a celebração enriquece o repertório e favorece a integração da turma com a comunidade. E o melhor: tudo por meio de atividades lúdicas e prazerosas que contribuem para o trabalho em equipe e, por conseqüência, para o processo de socialização dos estudantes. Em nosso colégio este universo é vivido por todos: alunos, professores, funcionários e pais. Os preparativos transcendem os muros da escola, chegando à casa dos alunos, através das músicas que ensaiam, dos trabalhos artísticos que produzem, entre tantas outras coisas.

São inúmeras as atividades que podem ser desenvolvidas: músicas, colagem, recortes, produção de enfeites para a sala. Também é possível trabalhar com brincadeiras, como corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo. Com relação às comidas típicas, dá para levar as crianças a conhecer suas peculiaridades nos diferentes estados, valorizando e demonstrando atitudes que respeitem cada cultura e possibilitem compreender a história e seu valor dentro do contexto local.

Inserir a festa junina com sua temática rica no calendário escolar é, assim, uma excelente ferramenta de integração das diversas atividades interdisciplinares. As escolas e os governos devem preservá-las e mantê-las. É nisso que nós do colégio Nossa Senhora do Morumbi acreditamos. Mais ainda neste ano quando iremos fazer uma relação da festa com o grande evento da Copa do Mundo. Com isso, pretendemos ampliar o leque da ação pedagógica, trabalhando também a história do futebol e dos países participantes. É, no nosso entendimento, uma intervenção pertinente que deve ser pensada para que os estudantes se apropriem de novos conhecimentos. Uma oportunidade de possibilitar a eles não só aprender, mas também reconhecer e valorizar as nossas origens, preservando, atuando e fazendo com que sejam parte real da construção histórica da nossa cidade, do nosso país e do mundo que vivemos.

Elizabete Duarte é pedagoga e coordenadora pedagógica da Ed. Infantil e 1º ano do colégio Nossa Senhora do Morumbi.
Email[email protected] ; www.nsmorumbi.com.br