fbpx
Guia para Gestores de Escolas

O imortal Rubem Alves

Brasileiro que dedicou parte de sua vida a transmitir conhecimento, deixa saudades

Ele foi educador, psicanalista, teólogo, filósofo, pedagogo, escritor e contador de histórias. Rubem Alves se tornou um ícone da cultura brasileira e inspirou gerações com seus mais de 100 livros publicados. O Brasil perdeu em (colocar data de morte) um educador que conseguia transmitir em seus textos a sua visão do mundo de forma espetacular. Não é à toa que dizia: “professor bom é aquele que aprende o tempo todo”. Para Rubem, ensinar era uma arte. Ele, que a dominava, transmitia a todos o desejo de um mundo melhor.

A Editora Nossa Cultura publicou no Brasil quatro livros, um DVD e 15 audiolivros do educador; incluindo a Coleção Pensamento Vivo que contêm quatro volumes em audiolivros e foi um dos primeiros trabalhos lançados pela editora em 2005, e a Coleção O melhor de Rubem Alves que tem cinco volumes em áudio, além da versão impressa, que traz centenas de pensamentos do educador sobre diversos temas, selecionados pelo também educador Samuel Lago.

Vale ressaltar que os audiolivros ganham ainda mais emoção e notoriedade porque é o próprio Rubem que empresta sua voz às suas grandes obras. Com o jeito direto, provocador e ao mesmo tempo simples – sem ser simplista – de um contador de histórias, o célebre escritor deixa claro que tinha o poder de instigar as pessoas, causando transformações até mesmo nos comportamentos mais passivos.

Rubem Alves confirma que era um artista completo quando mostra que também se preocupava com a educação das crianças. A Arte do Ensinar é a prova disso. Um audiolivro que mistura histórias divertidas e muita música para facilitar a compreensão dos pequenos. Com letras inteligentes e melodias suaves e encantadoras, criadas por Marcílio Menezes, esse CD também é recomendado para pessoas de qualquer idade: para quem tem fome e sede de conhecimento. E não quer parar nunca.

Ninguém fica indiferente as palavras de Rubem Alves. ELE instiga o público a ter uma reflexão mais profunda sobre a educação, amplia o olhar e mostra a educação no trabalho, com os amigos, em casa, na vida. Com os audiolivros, o leitor vai perceber que os ouvidos também são instrumentos para ler o mundo.

Conheça os audiolivros de Rubem Alves: http://www.nossacultura.com.br/

Abaixo, alguns pensamentos de Rubem Alves:

“Pensar é a arte de brincar com coisas que não existem. Pensamentos são brinquedos inexistentes”

“O meu pensamento é um devorador de imagens, quando uma boa imagem me aparece eu rio de felicidade e o meu aparelho pensador se põe a brincar com ela como um menino brinca com a bola.”

“Os doutores das coisas divinas, sentenciaram que cabeça vazia é oficina do diabo. Eu discordo! Quando minha cabeça fica vazia, me vejo transformado em criança, brinco com as palavras, as palavras viram brinquedos… Cabeça Vazia é um quarto de brinquedos.”

 “A educação transforma ou reproduz a sociedade? Um educador é um fundador de mundos, um mediador de esperanças, um pastor de projetos”

Sobre Rubem Alves: Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas. A família mudou para o Rio em 1945, onde colegas zombavam do seu sotaque. Buscou refúgio na religião. Teve aulas de piano. Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP) e iniciou carreira como pastor. Teve três filhos.

Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary, de Nova York, com o golpe militar de 1964, perseguido como subversivo, abandona a Igreja Presbiteriana e volta aos Estados Unidos.

Torna-se doutor em Filosofia pelo Princeton Theological Seminary. Considera a tese de doutoramento, Uma Teologia de Esperança Humana (1969, Corpus Books) e foi “um dos primeiros brotos” da Teologia da Libertação. Volta para o Brasil e em 1973 vai para a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde hoje é Professor Emérito. Fez-se psicanalista. Admirador de Adélia Prado, Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Octavio Paz, José Saramago, Frederico Nietzsche, T. S. Eliot, Albert Camus, Santo Agostinho, Jorge Luis Borges, Fernando Pessoa.

Rubem Alves foi um dos mais respeitados intelectuais do Brasil, amado por milhões de pessoas que, como ele, desejam construir um mundo melhor do que o que recebemos ao nascer.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados