O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida oferece aos estudantes um ensino inovador da Língua Inglesa desde os primeiros anos

A preocupação dos pais quando buscam uma escola para os seus filhos é proporcionar-lhes um ambiente agradável, mas que tenha, ao mesmo tempo, um ensino forte que ajudará na formação do caráter e os preparará para a vida. O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida promove a formação integral dos estudantes, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, e conta com um Infantil diferenciado que proporciona aos estudantes uma base sólida, mas com o aconchego do lar.

Norteado pelos valores franciscanos, o Consa promove o cuidado especial com o estudante em cada uma das etapas de seu desenvolvimento e com o processo de ensino-aprendizagem, visando a formação do estudante em sua totalidade. Por isso está implementando uma nova proposta para o ensino da Língua Inglesa que abrange todas as séries, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A proposta é inovadora e abrangente, promove o ensino gradativo a língua respeitando o desenvolvimento cognitivo da criança. O corpo docente do Consa tem participação ativa na pesquisa e produção dos materiais a serem usados, além da assessoria de profissionais renomados, dialogando sempre com as tendências internacionais para o ensino de idiomas.

A educação infantil possui um prédio exclusivo, com ambiente e instalações totalmente adequados a estes estudantes, utilizando recursos de multimídia sempre integrados ao processo de aprendizagem do idioma, o Consa já finalizou a implementação desse projeto com os chamados very young learners, que são os estudantes que têm menos de 7 anos de idade.

Os estudantes do Infantil aprendem o idioma por meio da compreensão oral e da experiência direta com a língua. A aprendizagem acontece de modo espontâneo por meio de brincadeiras e ainda se envolvem com os sons da língua imitando e fazendo brincadeiras sonoras. Analisando isso tudo, a equipe do Consa preparou para as crianças, em seu primeiro contato com a língua inglesa, uma série de atividades com música, leitura e contação de histórias, rimas e brincadeiras verbais e corporais para que o aprendizado seja lúdico e significativo.

No Ensino Fundamental 1, o contato com a língua inglesa continua e a rotina das aulas se modifica gradativamente de modo a acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. São duas aulas semanais nos três primeiros anos e, a partir do 4º ano, os estudantes passam a ter três aulas. Nesse segmento, os estudantes aprendem por meio de produções coletivas, jogos, apresentações cênicas, músicas e histórias, além de atividades que gradativamente se ampliam para promover o desenvolvimento da linguagem verbal escrita.

A carga horária de três aulas semanais continua do 6º até o 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a língua espanhola passa a integrar o currículo  a partir do 6º ano, com os  estudantes tendo, a partir de então, mais duas aulas semanais de língua estrangeira. Nessa etapa, em ambas as línguas, os estudantes lidam com situações concretas de comunicação e adquirem, gradativamente, maior autonomia.

No 8º ano, as turmas de língua inglesa se dividem em dois grupos menores, de até, no máximo, vinte estudantes; organização que favorece ainda mais a expressão oral do idioma. Essa formação dos grupos continua até a 3ª série do Ensino Médio. Nessa etapa final da trajetória escolar, os estudantes, mais autônomos e criticamente posicionados, produzem textos dissertativos sobre temas complexos da atualidade e participam de debates e de seminários nos quais precisam se expressar oralmente em público.

Por fim, os estudantes do Consa concluem o Ensino Médio formados como usuários independentes da língua, com segurança e autonomia para dar continuidade a seus estudos no nível superior e inserir-se com sucesso no mercado de trabalho. Tudo dentro da proposta da educação franciscana do Consa, que estimula o desenvolvimento de valores e habilidades essenciais para a vida de seus filhos.

Sobre o ‘Consa’

Com tradição de 77 anos, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida tem em seu horizonte e em sua rotina a busca incessante por uma educação de qualidade que dialogue com a realidade dos estudantes, numa interação produtiva entre as habilidades e competências das ciências, das linguagens, das artes e da fé. E este diálogo proporciona aos estudantes uma formação completa, conectada com o cotidiano e atravessada por valores franciscanos.

Os estudantes contam com um Espaço Cultural de mais de 17 mil m², onde usufruem de Laboratórios, Bibliotecas, Capela, Salas Multimídia, Auditório, Espaços Verdes, Ateliê de Artes Plásticas, Salas de Música e Dança, Parques Infantis, Ambulatório, Lanchonete, Restaurante, Refeitório, Horta e Jardim, Complexo Esportivo Completo – Celfran – com: piscinas cobertas e aquecidas, Salas de Ginástica, Ballet, Judô, Tae kon do, Circo, Academia de Musculação e Quadras Poliesportivas.

O Consa oferece cursos regulares da Educação Infantil ao Ensino Médio e período estendido: Integral e Semi-Integral.

O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida está localizado na Alameda Jauaperi, 416, Bairro Moema, zona sul de São Paulo.