agosto 18, 2014

Crônicas Educação 2

Publicidade

Convex – Banner de conteudo

Livro com crônicas do educador José Pacheco, que traz revolução no ensino com a Escola da Ponte, ganha sequência.

A Editora Nossa Cultura lança Crônicas Educação Volume 2 – Denunciar e Anunciar, escrito pelo educador português José Pacheco e organizado pelo professor Samuel Lago. O livro que rompe os paradigmas da educação tradicional brasileira é um alerta para os educadores sobre como o sistema educacional precisa de uma revolução.

Com uma forma inovadora de ensinar a Escola da Ponte existe há 35 anos em Portugal:“Na Escola da Ponte, as crianças decidem o quê e com quem estudar. Em vez de classes, grupos de estudo. Independentemente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprender”

No primeiro livro, o público pôde conhecer a Escola da Ponte e entender a forma diferenciada de ensino que ela proporciona. O segundo volume – que integra a coleçãoCrônicas Educação de José Pacheco – o professor Samuel Lago mostra uma nova seleção de crônicas do educador português, que contribuem para a quebra de paradigmas em torno dos assuntos ligados ao tema.

Já no começo de Crônicas Educação Volume 2 – Denunciar e Anunciar,, o leitor consegue fazer uma viagem até Portugal e admirar a forma de ensino que José Pacheco proporciona. O educador e biólogo Samuel Lago conta como foi a experiência de conhecer de perto a Escola da Ponte. Por meio de fotos e depoimentos, ele transmite a alegria dos “miúdos” em frequentar uma escola exclusiva e até inusitada.

Ao longo das 48 páginas, José Pacheco aborda assuntos como o tradicionalismo na educação, o pensamento ultrapassado dos professores, o preconceito com a religião e a inclusão na sala de aula. O autor reforça a importância de um projeto de educação nas escolas e instiga os educadores a mudarem o sistema automático de ensino, que está enraizado nas salas de aula.

Em Crônicas Educação Volume 2 – Denunciar e Anunciar, José Pacheco apresenta os bastidores da Escola da Ponte e mostra aos professores, pais e também aos políticos brasileiros que é possível ter um ensino diferenciado onde professor e aluno convivem sem nenhuma divisão e aprendem juntos.“É uma escola muito engraçada, não tem salas de aula, não tem turmas divididas por faixa etária, não tem testes, não tem nada. Nada da escola tradicional que conhecemos. É uma escola feita com muito esmero em Vila das Aves, Portugal.”

Ficha Técnica
Editora Nossa Cultura
Organizador: 
Prof.Samuel Lago
ISBN: 978-85-8066-140-8
Páginas: 48 páginas
Formato: 20,5 x 27,5
Preço: R$ 29,00

Sobre o autor: Especialista em Música e em Leitura e Escrita, José Pacheco é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como “um louco com noções de prática”.

Sobre o organizador: Samuel Ramos Lago é professor, educador e biólogo, nasceu em 8 de maio de 1941, em Lins, Estado de São Paulo. Tem um histórico de vida que dispensa apresentações: quarenta anos consagrados ao ensino e à criação de obras didáticas que, pelo seu pioneirismo e concepção inovadora, abriram novas perspectivas pedagógicas não só no ensino de Ciências e Biologia como em outras áreas, Ama a educação. Milhares de alunos passaram por suas mãos provenientes do Ensino Fundamenta, cursinhos pré-vestibulares e mesmo da Pontifícia Universidade Católica – PUC – onde lecionou por 10 anos. Cerca de 30 milhões de alunos estudaram nos livros que escreveu e/ou foram editados por ele, hoje mais de 50 livros. Samuel Lago é:

– Sócio-fundador da Sociedade Educacional Positivo (Curitiba) em 1972;
– Fundador da Editora Lago – janeiro (1996);
– Sócio-fundador da Editora Nossa Cultura – fevereiro, 2005.

Serviço
Bate-papo com José Pacheco e Samuel Lago
Local:
 Casa do Professor
Endereço: Rua Bento Freitas, 71 – Centro – São Paulo/SP
Horário: 19h00
Data: 22/08/2014
Participantes da mesa de bate-papo: Maria Izabel Azevedo Noronha (Presidente da APEOESP) e José Cardoso Palma Filho (coordenador do Fórum Estadual de Educação de São Paulo).

Assine nossa Newsletter

Veja agora este vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.