fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Mondrian integra Arte e Matemática no Consa

Muitos artistas fazem uma arte que chamamos de Abstrata, arte que não tem o compromisso de retratar a realidade: o que importa são as linhas, formas e cores da composição e a sensação do artista e do espectador em relação aos elementos.

Cores primárias colorem linhas verticais e horizontais. Estes eram os elementos usados pelo pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944) criador de inúmeras obras abstratas, que marcaram a história da arte e, até hoje, o pintor inspira criações de novos produtos na moda e decoração.

O estudo dessas obras propiciou aos estudantes do 6º ano do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida a integração de duas importantes áreas do conhecimento: a Arte e a Matemática.

Os estudantes elaboraram composições utilizando os elementos presentes na obra de Mondrian, construindo um enorme painel articulado, aplicando os conceitos geométricos integrados e associados à Arte. A linha, a forma e a cor são alguns dos elementos expressivos da linguagem visual.

Silvia Maria Bido – Professora de Arte

Tathiana Alves Campos e Larissa Ramalhoso Soares – Professoras de Matemática

Sobre o ‘Consa’

Com tradição de 78 anos, o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida tem em seu horizonte e em sua rotina a busca incessante por uma educação de qualidade que dialogue com a realidade dos estudantes, numa interação produtiva entre as habilidades e competências das ciências, das linguagens, das artes e da fé. Este diálogo proporciona aos estudantes uma formação completa, conectada com o cotidiano e atravessada por valores franciscanos.

Os estudantes contam com um Espaço Cultural de mais de 17 mil m², onde usufruem de Laboratórios, Bibliotecas, Capela, Salas Multimídia, Auditório, Espaços Verdes, Ateliê de Artes Plásticas, Salas de Música e Dança, Parques Infantis, Ambulatório, Lanchonete, Restaurante, Refeitório, Horta e Jardim, Complexo Esportivo Completo – Celfran – com: piscinas cobertas e aquecidas, Salas de Ginástica, Ballet, Judô, Tae kwon do, Circo, Academia de Musculação e Quadras Poliesportivas.

O Consa oferece cursos regulares da Educação Infantil ao Ensino Médio e período estendido: Integral e Semi-Integral.

O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida está localizado na Alameda Jauaperi, 416, Bairro Moema, zona sul de São Paulo.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados