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Colégio Albert Sabin adota modelo pedagógico de sala de aula invertida

Ao invés de sugerir tarefas para casa como método exclusivo de fixação do aprendizado em sala de aula, educadores do Colégio Albert Sabin, de São Paulo, inovaram ao gravar vídeos com o material expositivo da aula, com o objetivo de inverter a ordem convencional do processo de ensino e aprendizagem. O modelo pedagógico é conhecido por especialistas em educação como sala de aula invertida.

Na sala de aula invertida, a exposição do conteúdo acontece na casa do aluno ou em qualquer local em que o estudante tenha acesso à internet. Dessa forma, a partir da assimilação de vídeos, apresentações e outros recursos expositivos, o aluno tem acesso ao conteúdo fora da sala de aula e, enquanto está na escola, dedica seu tempo a realizar exercícios e atividades em grupos, aprofundando as discussões com a mediação do professor.

A mudança, dizem especialistas, traz diversos benefícios, como um aprendizado mais personalizado, aulas mais dinâmicas e participativas e discussões entre a turma. Foram pontos como esses que fizeram a equipe pedagógica do Colégio Albert Sabin testar o modelo. “Nossa postura, diante de uma novidade pedagógica como esta, é agir com ousadia e prudência”, explica o coordenador do Ensino Fundamental II, Laércio Carrer.

“O Sabin está atento aos rumos da Pedagogia, mas mantém cautela para não adotar procedimentos que comprometam a proposta pedagógica por modismo”, diz. Porém, o coordenador sabe que não é esse o caso da sala de aula invertida. O modelo, popularizado pelo americano Salman Khan, criador da Khan Academy, com milhares de vídeos gratuitos online, traz benefícios evidentes: “As aulas são mais ricas e movidas pelo feedback dos alunos para o que já foi exposto”, reforça Laércio.

No Sabin, a aula da professora Thais Arten, que ministra aulas de Ciências aos alunos da 7ª série, já adota o modelo. Para implementar a novidade, Thais fez um curso especializado em sala de aula invertida, com um dos pioneiros no conceito, Jon Bergmann. Passou a gravar e editar pequenos vídeos que atraíssem o interesse dos alunos para os conteúdos em estudo na sala de aula e, utilizando uma ferramenta chamada Edmodo, hospeda o conteúdo e consegue controlar a frequência com que seus alunos assistem aos vídeos, por exemplo. Com as aulas invertidas, Thais observou um ganho de tempo em sala de aula e uma evolução no contato pessoal com os alunos.

O modelo é visto como uma motivação para os alunos e tem se revelado inovador, pois todo o conteúdo está em uma plataforma muito próxima do universo dos jovens, que é a internet.

A aluna Melanie Cristine do Carmo, do 7º ano, garante que está estudando com mais afinco, principalmente devido à praticidade da tecnologia: “Não precisamos marcar na casa de uma amiga, pois nem sempre nossos pais conseguem nos levar até lá, ou temos os horários compatíveis”.

No entanto, aos olhos da professora Thais, é preciso ter cautela: “Acredito nas aulas invertidas como uma estratégia interessante e visual, mas não podemos vê-la como a única forma de ensinar. Existem outras ferramentas além de vídeos, como a investigação em textos, leituras e os podcasts”, finaliza.

 

Sobre o Colégio Albert Sabin

O Colégio Albert Sabin, fundado em 1993 e localizado no Parque dos Príncipes, zona oeste de São Paulo, tem como proposta educar desenvolvendo a personalidade por meio de ações pedagógicas dinâmicas, permanentemente atualizadas e humanistas, com o objetivo de formar cidadãos globalizados e capazes de contribuir para a evolução da sociedade. Para isso, estabeleceu quatro eixos que atendem o desejo de ensinar por meio de oportunidades: qualidade de vida; fluência em um segundo idioma; condições de acesso ao Ensino Superior e encantamento de pais e alunos. Seus diferenciais vão desde as amplas atividades extracurriculares, como futebol, basquete, handebol, voleibol, natação, balé, ginástica artística, judô, xadrez, teatro em português e em inglês, coral e línguas estrangeiras, até as atividades baseadas na conscientização da cidadania e da importância de cada um na contribuição para o progresso da sociedade. Mais informações: www.albertsabin.com.br

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