Arte, cultura e dramatização marcam semana de atividades no colégio Santa Maria

De 15 a 20 de setembro, Semana Pe. Moreau apresenta projetos desenvolvidos na instituição

Um aluno do 1º ano do Ensino Fundamental I se veste de padre. Músicas e poesias de época representam o período em que Padre Moreau, fundador da Congregação das Irmãs de Santa Cruz, viveu (1799-1873). O aluno/ator falará dos ideais do religioso e de seu legado, que se perpetua no modelo de educação do Colégio Santa Maria, visando formar o aluno enquanto cidadão e agente transformador do meio em que vive.

No dia 16, o 3º ano vai receber a visita do deputado Arnaldo Faria de Sá, criador do Estatuto do Idoso. A partir da conversa, cada classe terá de preparar uma dramatização a respeito de saúde, lazer, moradia e transporte para os idosos. A apresentação será no dia 20.

O 4º ano vai mostrar o projeto de inserção social “Conto na Mala”, realizado com duas creches. Além de encenar uma peça teatral, os alunos confeccionarão brinquedos com sucata para doação.O teatro musicado, modalidade extracurricular do Colégio, será apresentado pelos alunos do 5º ano com o tema “Um Por Todos e Todos Pela Cidadania”.

Já o projeto do 7º ano, denominado “Trabalho e Dignidade Humana”, será representado por um teatro de fantoches em Inglês e Português, a partir das obras literárias estudadas pelas turmas. Haverá também citações em Espanhol de Dom Quixote, obra de Miguel de Cervantes. Outros componentes, como Ciências e História, serão a base de trabalhos envolvendo Astronomia e as Grandes Navegações. Em Matemática, os alunos vão participar da Oficina de Fractais – construções geométricas em papel. O objetivo é a descoberta de uma ciência a partir da outra, como forma de ampliação do conhecimento. Uma encenação bíblica aplicada a um contexto atual vai refletir o homem contemporâneo, que observa o passado, projeta o futuro, mas vive o tempo presente, buscando ampliar seu conhecimento para o exercício da cidadania e da preservação da vida.

Dentro do tema “Conhecimento, Reflexão e Ação”, as turmas do 6º ano farão uma produção de artes visuais com material reciclado, mostra de trabalho de campo feito nos municípios de Santa Branca e Biritiba-Mirim, apresentação de trabalho sobre orçamento familiar e produção de relógios de Sol e uma rosa dos ventos, englobando os componentes Matemática, Geografia e Ciências.