Colégio utiliza Google Hangout e Whatsapp para estimular pais a participarem do aprendizado dos filhos

No Colégio Internacional Ítalo-Brasileiro, em Moema, aos poucos o telefonema e as reuniões presenciais deixam de ser o principal canal de comunicação da coordenação pedagógica e professores com os pais e alunos. Há dois anos, aplicativos de comunicação e compartilhamento – como o Google Drive, Hangouts e o próprio WhatsApp são exemplos de ferramentas administradas com essa finalidade.

A escola encara como um processo natural. “Não estamos criando algo novo, apenas aproveitando esse contexto para estreitar o relacionamento entre aluno, pais e escola. A geração de pais que temos hoje é acostumada com o dinamismo da internet, tablets, smartphones e os diversos aplicativos que ajudam na comunicação e monitoramento – dentro dos limites da privacidade das crianças”, avalia Carla Gomide, Vice-Diretora do Ítalo.

Para Marcella Sandoli, mãe de Joaquim, 3 anos, aluno do Maternal II, as mensagens instantâneas facilitam na hora de passar um recado ou esclarecer alguma dúvida relacionada ao dia a dia do filho. “O Ítalo disponibiliza imagens das aulas via internet, mas como minha rotina é muito puxada acabo usando o WhatsApp para ter notícias ou falar sobre coisas que eu esqueci de enviar na agenda. Com frequência as coordenadoras enviam fotos do Joaquim realizando as atividades, brincando, se alimentando. É um conforto vê-lo contente durante o dia,” comenta ela, que trabalha como gestora de conteúdo durante todo o horário comercial.

A nova estratégia de comunicação também é uma aliada no controle da insegurança dos pais, quando, por exemplo, deixam seus filhos pela primeira vez na escola. Segundo Carla, eles costumam contatá-la quando vão se atrasar para buscar seus filhos, quando as crianças estão em fase de adaptação, doentes, ou até mesmo em períodos fora do horário comercial. “Eventualmente, quando a criança não passa bem à noite, os pais enviam mensagem perguntando se ela comeu algo diferente na escola. Essa atenção estabelece uma relação de confiança muito forte conosco”, ressalta.

Outra ferramenta utilizada para compartilhar o desempenho das crianças é o Google Drive. As pastas que os pequenos costumavam retornar com todas as atividades do bimestre agora são digitalizadas e disponibilizadas por meio de um link, podendo ser acessado e distribuído com facilidade a outros membros da família, que até então ficavam distantes do desenvolvimento da criança na escola. “Ficou muito mais prático e elucidativo. Não tenho mais a preocupação de guardar inúmeras folhas de atividades e relatórios. Tudo é fornecido na internet.”, comenta Ester Ma Chen, mãe de Debora, 3 anos, aluna do Jardim I.

O Google Drive tomou conta também do Relatório Trimestral do aluno, agora entregue aos pais por meio de um link durante uma reunião. A mudança objetivou a agilidade e preservação dos dados, além de propiciar drástica redução do uso de material impresso. Os pais que não puderam estar presentes, podem optar por acessar os relatórios previamente e também participar de um Hangout, chamada em vídeo-conferência, para uma conversa mais detalhadas com a Coordenação.

Sobre o Weducation

Além do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, o Weducation engloba outras escolas tradicionais de São Paulo – o Internacional Vocacional Radial, com unidades no Jabaquara e Santo Amaro, o Berçário Vila do Saber, em Moema e o Colégio Internacional EMECE (Pompeia). O Colégio Mater Dei, com unidades nos Jardins, em São Paulo, e em São José dos Campos é associado.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.

Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.

No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.