Projeto Estudo do Meio leva alunos do Elvira Brandão para as cidades históricas de Minas Gerais

Foco principal deste roteiro é o estudo de História, Artes, Literatura e Geografia nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Brumadinho

Os alunos experimentarão um contato mais intenso com os moradores locais e poderão discutir a questão do Patrimônio Histórico

Um grupo de alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Elvira Brandão viaja no próximo dia 1º para uma atividade de ‘estudo do meio’ que acontecerá nas cidades históricas de Minas Gerais. O roteiro do programa foi elaborado pela direção pedagógica para que o grupo aprimore conceitos envolvendo metodologia científica na realização de trabalhos acadêmicos, estabelecendo relações entre pesquisa e análise de dados, por exemplo.

De acordo com a diretora pedagógica do Elvira Brandão, Maria Ester Ceccantini, o foco principal deste roteiro é o estudo de História, Artes, Literatura e Geografia nas cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Brumadinho, enfatizando a arte barroca mineira, arte contemporânea e o período colonial.

“Os alunos também experimentarão um contato mais intenso com os moradores locais e poderão, assim, avaliar o grau de interferência dos costumes e tradições de um passado de glória nos dias atuais, além de discutir a questão do Patrimônio Histórico”, resume Maria Ester.

Para a diretora, o projeto ‘estudo do meio’ estimula o poder de observação e investigação em campo. “Leva o aluno a desenvolver uma ampla visão das relações entre os componentes de um ecossistema e a utilização de seus recursos”, exemplifica Maria Ester.

Sobre o Colégio Elvira Brandão

O Colégio Elvira Brandão é uma instituição centenária, criada pela professora que lhe dá nome. Está presente entre as mais conceituadas e modernas escolas da capital. Seu ensino tem como objetivo preparar alunos para atuar como agentes transformadores da sociedade, na vida acadêmica e no mercado de trabalho, pela valorização da educação, da cultura, da cidadania e dos princípios fundamentais. Várias personalidades com grandes serviços prestados à Nação brasileira, por sinal, têm no currículo uma passagem pelo Elvira Brandão, como Antonio Ermírio de Moraes, Dorina Nowill, Eva Wilma, Guilherme Afif Domingos, Etty Fraser, Paulo Autran, Raul Cutait, Roberto Setúbal, Ruy Mesquita, Julio de Mesquita Neto e Rubens Barrichello.