Colégio Jardim São Paulo obtém grandes resultados educacionais por meio das ferramentas SMART

Escola aposta em ambientes colaborativos de ensino e relata êxito nos processos de ensino-aprendizagem

Com mais de 100 SMART Boards distribuídas por todas as salas de aula de suas três unidades localizadas na capital paulista, o Colégio Jardim São Paulo desenvolveu uma cultura tecnológica que beneficia alunos e professores no processo educacional. “O aluno de hoje é um nativo digital. A tecnologia está em seu DNA. Essas lousas interativas já fazem parte de sua cultura e são indispensáveis para aprofundar o conhecimento e ter um bom ganho pedagógico”, afirma Ricardo Bochicchio, Coordenador de Tecnologia do colégio. As formas mais dinâmicas de exibir conteúdos despertam o interesse dos estudantes, tornando livros e giz insuficientes para uma experiência completa em sala de aula.

Nos últimos 20 anos, a instituição estabeleceu uma cultura de inovação em parceria com os educadores, começando com os antigos laboratórios de informática, passando pela instalação da primeira lousa interativa em 2004, até chegar à criação da sala hi-tech. Ambientado com piso de borracha, mesas adaptadas e pufs coloridos, esse espaço oferece a possibilidade de os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental interagirem com um determinado conteúdo, utilizando três diferentes mecânicas de ensino.

As aulas de imersão no ambiente colaborativo são realizadas com uma lousa SMART Board com projeção em alta definição e possibilidade de exibição em 3D; uma SMART Table – mesa digital multi touch com capacidade para interação simultânea de até oito crianças, além de iPads. “Sem perceber, eles se ajudam, conversam e discutem as soluções para os problemas propostos com muito interesse e compromisso. A motivação e o foco das crianças impressionam. Todas saem da sala perguntando quando vão voltar”, explica a Professora Cristiane Sampaio, que ministra aulas na sala hi-tech.

Entre os 250 professores da escola, os recursos tecnológicos adotados têm maciça aprovação. “A tecnologia foi inserida no cotidiano dos professores de maneira gradativa, sem cobranças ou exigências. Eles visualizaram uma oportunidade de melhora com as SMART Boards, não só para o aluno, mas também para o desenvolvimento do trabalho deles. A adaptação ocorreu de forma natural. Com essa metodologia institucional, não se criou um clima de resistência na utilização. Além disso, toda infraestrutura moderna permitiu que os processos sempre estivessem funcionando com qualidade e essa condição encoraja ainda mais os usuários, que obtêm respostas positivas relativas às suas atividades”, diz Bochicchio. Todas as lousas digitais do colégio contam com o software SMART Notebook, que incentiva a criação de conteúdos exclusivos por parte dos professores, além de facilitar o processo de avaliação dos estudantes.

O fato de a tecnologia permitir que as matérias sejam ensinadas de forma mais profunda reflete no bom desempenho dos alunos desde a realização das lições de casa, passando pelas provas mensais e bimestrais e refletindo nos exames nacionais e vestibulares. “A tecnologia introduzida de uma forma bem qualificada, organizada e com uma proposta bem definida junto aos docentes faz com que os alunos atinjam resultados mais expressivos”, complementa o gestor da área de tecnologia do Colégio.

Sobre a SMART Technologies

A SMART Technologies Inc. é líder em soluções tecnológicas que facilitam formas de interação colaborativa em escolas e locais de trabalho ao redor do mundo, possibilitando experiências altamente produtivas e engajadoras nesses ambientes. A SMART oferece soluções integradas de hardware, software e serviços para garantir performances avançadas, além de ser líder mundial de displays interativos.