fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Exposição brinquedos à mão coleção Sálua Chequer

Exposição reúne mais de 900 objetos infantis feitos à mão em comunidades do Nordeste brasileiro

Durante todo o período da exposição háverá um espaço lúdico (cantinho do brincar). É um espaço reservado para as crianças e adultos poderem brincar com alguns brinquedos já que, normalmente, é bem difícil contê-los, pois os brinquedos ficam expostos.

Neste espaço serão disponibilizados diversos brinquedos, como cinco marias, mané gostoso, pula corda, pião, gudes, pula-elástico, batata quente, chicotinho queimado, etc.

 

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 11 de outubro a 7 de dezembro, a exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer, com mais de 900 objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. O acervo pertence à Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular desde 1980, que assina a curadoria da mostra com o artista visual Zé de Rocha. O projeto é uma idealização da Trevo Produções. As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, gudes, piões, dentre outros. No dia 12 de outubro a colecionadora irá promover atividades como contação de histórias e brincadeiras tradicionais.

Pouco conhecidos das crianças dos grandes centros urbanos de hoje, os brinquedos da exposição foram feitos à mão por artesãos que transformam barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos capazes de despertar emoções e fantasias, estimulando a criatividade e a afetividade.

A paixão de Sálua Chequer pelos brinquedos remonta à sua própria infância na região cacaueira da Bahia. As boas lembranças levaram-na a adquirir peças feitas artesanalmente em suas pesquisas de campo pelo interior nordestino. A colecionadora atribui sua admiração pelo universo dos brinquedos populares à dedicação, o cuidado e o longo tempo dispendido pelos artesãos para criar objetos simples e, ao mesmo tempo sofisticados, que para serem utilizados exigem o contato físico e o manuseio das crianças.

 

A coleção

As peças, expostas em suportes diversos, representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobília de madeira para brincar de casinha como mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.

Brinquedos mais conhecidos também foram incluídos na mostra como pula corda de sisal, peteca, piões, além de brinquedos indígenas, entre eles, barquinhos à vela e um boneco feito de pena e argila. Algumas peças podem ser manuseadas por adultos e crianças que visitarem a exposição, no Cantinho do Brincar.

Oficinas brincantes

Serão oferecidas pela curadora da Mostra, Sálua Chequer, duas sessões de oficinas. Acontecerão no próprio local da exposição incluem contação de histórias e parlendas.

Serviço:

Exposição: “Brinquedos à Mão – Coleção SáluaChequer”

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – São Paulo (SP)

Visitação:  até  07 de dezembro

 

Horário: de terça a domingo das 09h às 19h

Informações: (11) 3321-4400

Ingressos: Entrada franca

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Público Alvo: Crianças de 04 a 12 anos e educadores do Ensino Infantil

Entrada Gratuita

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados