fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Conversa com o gestor- Especial congresso crescer

Matéria publicada na edição 102 | Outubro 2014 – ver na edição online

10º CONGRESSO CRESCER: NOVOS CAMINHOS PARA A GESTÃO ESCOLAR

Considerado o maior evento direcionado a gestores educacionais, o Congresso Crescer chega a sua décima edição com programação integral e lançamentos em produtos e serviços nos estandes da Feira Educacional.

O avanço educacional e a pluralidade pedagógica que começa a surgir em meios específicos, como feiras e eventos, demonstra uma preocupação latente em preencher lacunas no sistema ensino-aprendizagem, na relação entre aluno-professor e no acompanhamento (e crescimento) estudantil ao longo dos anos.

Compreender a educação como um mecanismo complexo, denso e repleto de métodos e ferramentas, é uma forma de alcançar resultados positivos – tanto na gestão administrativa, como no universo peculiar inserido nas salas de aula. Assim, a engrenagem de ensino, movimenta não só os materiais pedagógicos e as diversas tecnologias para os alunos, como o aprimoramento do conhecimento dos professores e até soluções práticas para os gestores atribuírem em suas instituições.

O 10º Congresso Crescer – 1ª Feira Educacional, maior evento do Brasil direcionado a mantenedores, gestores, diretores e coordenadores, ocorreu no dia 11 de setembro, no Expo Center Norte, localizado na região norte de São Paulo. O evento foi organizado pela Rabbit Partnership, que vem se destacando no mercado por ser a única empresa de comunicação full service que introduz e interage práticas de marketing, pesquisa, vendas, recursos humanos, atendimento e gestão, com objetivo de fomentar o crescimento de seus parceiros através do aumento do número de clientes, fidelização e redução de perda, ampliação de nichos de mercado e institucionalização da marca.

A idealização do evento ocorreu há seis anos, com o objetivo de reunir gestores e expandir, assim, o conhecimento através do conteúdo programático da Rabbit. “Iniciamos em uma sala da Rabbit com 18 inscrições há seis anos com o objetivo de apresentar o conteúdo programático do Programa de Gestores da Rabbit. Estes encontros são quase que mensais e ministrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus e Vitória. Com o passar do tempo um dos encontros de gestores regionais(set) adquiriu um projeção nacional e evoluiu para o formato atual”, afirma Christian Coelho, diretor da Rabbit Partnership.

Com a proposta em aumentar o repertório dos líderes que compõem as escolas parceiras da Rabbit, a décima edição do Congresso Crescer ampliou sua programação, tendo cinco palestras em destaque ao longo do dia, ministradas por profissionais renomados.

Abrindo o ciclo de palestras, Christian Coelho – formado em Comunicação pela Universidade Mackenzie e Pós-Graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM. Atuou durante 15 anos nas principais agências de propaganda do Brasil é há 15 anos é diretor de planejamento da Rabbit Partnership, escritor e autor do livro “Como fazer sua escola crescer”, apresentou o tema “A Neuropsicologia aplicada em sala de aula”. O objetivo central da palestra fez com que o educador entenda melhor como ensina, pois existem diferentes maneiras de aprender. É a junção do conhecimento acadêmico em neuropsicologia com a vivência de visitar as salas de professores, assistir às aulas, participar de reuniões pedagógicas e de pais, nos últimos anos, nas inúmeras escolas parceiras do Grupo Rabbit Educação. Percebendo, assim, a interdisciplinaridade, com estímulos corretos, no momento certo, para que se possa integrar, associar e compreender os conteúdos propostos em sala de aula.

O psicoterapeuta, professor e mestre em educação Leo Fraiman, ministrou a palestra “Como ensinar bem as crianças e adolescentes de hoje”. Com as diversas mudanças sociais e familiares, a vivência (e permanência) dos alunos no ambiente escolar aumenta a cada dia. E, por outro lado, os alunos se mostram desmotivados pelo ensino. Com isso, o nível de exigência aumentou, com mais provas, projetos, trabalhos, conteúdo e interdisciplinaridade.

Ana Paula Rezende explorou o tema “Gestão e estratégias de atendimento”, focando no aprimoramento e desdobramento de práticas organizacionais para melhorar o funcionamento das instituições. Desde sua excelência do atendimento, fluxograma, performance e estratégias específicas para aumentar o número de matrículas.

No período vespertino, a palestra “Temas atuais do Direito Educacional”, com a Dra. Renata Monteiro da Costa, abordou diversos aspectos, como inadimplência, vertentes do contrato educacional, nova regra da lista de materiais e processo de rematrícula. Encerrando o ciclo de palestras, o Dr. Luis Vicente Ferreira explorou o tema “ENEM: Uma leitura necessária para o sucesso de todos envolvidos no processo”, conduzindo os educadores das áreas de conhecimento a compreenderem os mecanismos de avaliação do processo ensino-aprendizagem no ENEM.

Aliando profissionais renomados com embasamento sólido em diversas áreas, as palestras ministradas compreendem a expansão do conhecimento, a ponto de alavancar as diversas formas de aprendizagem, técnicas, metodologias, a relação entre aluno-professor e alguns métodos de gestão administrativa.

Com a estimativa de mais de 2.300 participantes, além das palestras, o evento contou com um pocket show da turma do Sítio do Picapau Amarelo e uma feira com alguns expositores demonstrando os produtos e serviços exclusivos na área educacional.

FEIRA EDUCACIONAL

Segundo Christian Coelho, as principais expectativas na construção (e desenvolvimento) nesta edição do congresso, foi o lançamento da feira educacional com estandes – com expositores apresentando soluções para as escolas. Dentre os diversos estandes espalhados pelo espaço do Expo Center Norte, um leque gigantesco de produtos e serviços inovadores estavam à disposição dos gestores educacionais para aderir e implantar em suas instituições. Confira abaixo nossa cobertura especial dos lançamentos expostos na primeira Feira Educacional do Congresso Crescer:
LEGO FOR EDUCATION

Com o intuito de oferecer experiências de aprendizagem inspiradoras, que contribuam para o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores em crianças, jovens e adultos, a ZOOM é uma empresa brasileira que representa a LEGO® Education com exclusividade no país. No Brasil, mais de 2 milhões de alunos estudam com a metodologia e equipamentos próprios da Lego Education, com mais de 700 mil professores capacitados para atuar com os planos pedagógicos. “Nós temos uma equipe pedagógica que está alocada no Brasil inteiro que atende as escolas e municípios parceiros e faz a formação e capacitação desses professores com atendimento continuado, com todo acompanhamento necessário”, afirma Anderson Ferreira, Gerente de Negócios Estratégicos da franquia que atende Sorocaba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Campinas e a região norte de São Paulo.

A empresa possui uma gama enorme de produtos e serviços, com projetos que atendem alunos a partir dos 03 anos de idade – fundamental I, fundamental II, ensino médio e universidades. Todos são abordados como os nossos parâmetros curriculares, com o seu grau de dificuldade de aplicabilidade para atender essas necessidades. Anderson Ferreira destaca a importância e a probabilidade de reformulação no aprendizado diário estudantil. “A ideia é ter o aluno como protagonista do próprio conhecimento, ou seja, é ele quem vai desenvolver as respostas para os conteúdos aplicados em sala de aula. Fazer com que através desses equipamentos os alunos desenvolvam a habilidade, competência, atitudes e valores para a vida”, ressalta.

 

STYLO PORTO SEGURO

A Stylo Corretora, com mais de 7 anos no mercado, trabalhando fortemente em parceria com a Porto Seguro, oferece, entre outros produtos, o serviço de assistência 24 horas ao aluno. “Nossa missão é levar sempre solução, segurança e prevenção de riscos aos clientes. É sempre importante pensarmos na prevenção de riscos, pensar em estar coberto com algum tipo de seguro, porque imprevisto não diz a hora, nem quando, nem local onde vai acontecer”, diz Luciano Basilio, Diretor Comercial da empresa. Nesse ano, a empresa reformulou (e aprimorou) um de seus serviços. Segundo Luciano, a Stylo acrescentou cobertura e serviços atrelados, agregando uma proteção para o imóvel do colégio.

POSITIVO

Completando quatro décadas de existência, o grupo Positivo possui um enorme histórico de excelência em vários âmbitos educacionais. O grupo, que começou com uma escola, produzindo, posteriormente, seu próprio material didático, hoje possui escolas próprias, os colégios Positivo em Curitiba e, a cada ano, lança novos produtos. Diego Bertello Lopes, Analista Comercial da Editora Positivo, afirma que “o grupo não conta somente com a editora Positivo que produz os livros, mas também com a Positivo Informática, a Universidade Positivo, nós temos a gráfica, os colégios e assim por diante”.

Dentre as diversas linhas de produto, destaque para o Sistema Positivo de Ensino – um produto que existe há bastante tempo no mercado; as coleções de livros, tanto os tradicionais como os mais interacionistas, impressionistas e progressistas. “Nós temos o material de berçário, que é um diferencial do nosso produto e são poucas editoras que possuem. Material para crianças a partir de 04 meses de idade até o pré-vestibular em diversas linhas de produto. O nosso objetivo é levar um educação de qualidade”, finaliza Diego.

OPET

Fundado em 1973, o Grupo Opet não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Faculdade, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania. “A Opet é uma grande empresa, sólida, sempre procurando melhorar ainda mais. É feito um trabalho de prospecção e acompanhamento dentro da escola, atendendo principalmente o início, o infantil, até chegar ao ensino médio”, afirma Wilson Guilin, Consultor Comercial.

Segundo Wilson, o diferencial da Opet é a parceria existente entre a instituição de ensino e a empresa que oferece os serviços. Além da área pedagógica, do marketing e comunicação disponibilizados à escola, “trabalhamos também com nosso portal, ou seja, cada escola tem acesso através de senha e login, com acesso total ao portal, com direito a um professor web, que a escola pode fazer qualquer pergunta 24 horas por dia, que será respondido por e-mail em até 15 minutos. Nós somos muito presentes em nossas escolas, além da formação de professores, é uma parceria completa”.

ESCOLA CONTRATA

Escola Contrata, criado para facilitar o encontro entre os profissionais de educação e as instituições de ensino, traz solução em Gestão de Recursos Humanos na área educacional, com a missão de transmitir segurança, credibilidade e satisfação às escolas e profissionais. Moderno e eficiente, possui um avançado sistema de filtragem e análise de currículos, que com alguns cliques exibe apenas os perfis adequados à vaga disponibilizada. As ferramentas de inserção também foram desenvolvidas para que os candidatos possam apresentar, além de suas qualificações, os horários de sua preferência. Silvia Catelli, Diretora do Escola Contrata, acredita nos diversos incentivos educacionais, gerando, assim, uma boa receptividade: “Nosso site é de empregos para o segmento de educação, então a ideia é de crescimento, porque está havendo muitos incentivos para a educação”.

UNINTER

O Grupo UNINTER tem como missão dedicar-se ilimitadamente na oferta do ensino de qualidade, levando soluções inovadoras em educação para todos os cantos do país. Atuando no mercado de educação há mais de 15 anos, o grupo oferece cursos superiores de graduação e pós-graduação – nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, bem como solução educacional para a educação básica e livros técnico-científicos para o ensino superior (tradicional e digital), além de cursos de extensão para alunos e a comunidade. Clovis de Melo, Diretor da Uninter, indica que terá novos lançamentos para 2015: “Nós vamos ter alguns lançamentos importantes. Dá para dizer que será na área de tecnologia aplicada na educação. Ainda não está liberada a divulgação, mas teremos boas novidades para o próximo ano, com certeza”.

GLOBAL BOX

Especializada em aluguel e gerenciamento de armário escolar, a Global Box destaca seus produtos pela praticidade, conforto e segurança. Dentre os principais destaques, o diretor da Global Box, Guilherme Leite, afirma que haverá uma expansão no próximo ano. “Para 2015, vamos expandir as nossas operações, que inicialmente se concentrava em São Paulo. Começamos expandindo para o Rio de Janeiro e Curitiba e pretendemos continuar a expansão para todo o Brasil”.

ELAYELA

Elayela, criada em 2008, surgiu no mercado com uma crescente demanda em aparelhos tecnológicos em acessórios para Iphone/Samsung. Neste ano, a empresa inicia um novo desafio a área educacional, representando mais duas marcas de grande renome fora do Brasil. “Na área educacional começamos com os lançamentos dos equipamentos Leba e Maclock aqui no Brasil. Leba armazena e sincroniza os Ipads. Com os equipamentos Maclock, você pode prender o Apple TV e Ipad. Então você pode ter uma segurança para os seus equipamentos Apple dentro da sua escola”, destaca Danielle Andrada, Diretora da Elayela.

OBJETIVO

O Objetivo, com um gigantesco histórico institucional, através de um desenvolvimento abrangente, consegue implementar várias atividades educacionais. Os educadores que trabalham na rede são sempre muito preocupados com as mudanças que hoje em dia se fazem necessárias na educação devido a rapidez com que tudo acontece. Nos lançamentos, o Objetivo atualizará seus materiais pedagógicos para acompanhar, ao máximo, o crescimento educacional. “De acordo com nossa equipe pedagógica, teremos algumas novidades para o fundamental II com relação a materiais novos e atualizados. Ainda não podemos divulgar, mas teremos novidades para o próximo ano”, afirma Sonia Regina Lara Bento, Assessora Pedagógica.

 

PAIS ATENTOS

Considerado um dos melhores e mais fortes projetos de comunicação e marketing do mercado, Pais Atentos, associado a conteúdos de primeira linha e escrito por parceiros como Dr. Drauzio Varella, Dr. Mario Sergio Cortella, Dr. Içami Tiba e André Trigueiro, entre outros, busca estabelecer um marketing forte de fidelização e captação de novos alunos. Junto ao projeto, a escola recebe uma série de ferramentas e consultoria refinada que auxilia na utilização precisa do material, além de encontrar soluções para que suas campanhas de matrícula sejam mais efetivas.

EDITORA OXFORD

A Editora Oxford, um departamento da Universidade de Oxford, possui publicações em todas as disciplinas do currículo escolar.  O trabalho da Editora Oxford dá suporte e possibilita que os objetivos da Universidade quanto à pesquisa, ao desenvolvimento do conhecimento e à educação sejam alcançados com excelência. Todos os anos são publicados mais de 6 mil novos títulos, em mais de 40 idiomas, tanto em formato impresso quanto digital. A editora, que possui várias linhas, destaca o lançamento chamado Programa Múltiplo de Educação. “O Programa Múltiplo é uma iniciativa da nossa editora que até então só trabalhava com a língua inglesa e pela primeira vez vai trabalhar com todas as disciplinas do currículo escolar brasileiro do primeiro ao nono ano”, afirma Enéias Magahães, Gerente da Editora Oxford. Segundo Enéias, o diferencial desse programa está na forma como ele será apresentado, como um pacote no qual estão inseridos o material didático impresso, também digital e uma gama de serviços educacionais como foco no desenvolvimento da equipe pedgógica da escola. “Dessa maneira, fazemos com que a educação tenha materiais de qualidade ou ferramentas para ensino e aprendizagem da mais alta qualidade, e ao mesmo tempo oferecer o suporte que a escola prescisa para implementar essas ferramentes da melhor maneira possível”, ressalta.

SISTEMA ETAPA

Fundado em 1990, o Sistema Etapa, além de oferecer todo material que embasa a programação das escolas, realiza o processo de implementação da sua metodologia com o apoio de assessores e consultores em contato com mantenedores, coordenadores pedagógicos e corpo de ensino das escolas. “Este processo passa por uma contínua avaliação de resultados mediante processos que envolvem provas diagnósticas para alunos, orientações didáticas para professores e programas de qualidade”, destaca Mariana Veiga, Comunicação do Sistema Etapa. Segundo Mariana, os maiores lançamentos, este ano, visam reforçar o desempenho dos alunos no Enem e nos principais vestibulares. São eles: a Coleção Enem e o Etapa Link. Ambos para escolas que utilizam o Ensino Médio do Sistema Etapa.

COLORTEL

A COLORTEL, fundada em 1973, é a maior empresa de aluguel de aparelhos eletro-eletrônicos do Brasil. A empresa possui uma clientela bastante diversificada, destacando-se no atendimento a hotéis, clínicas, hospitais, instituições de ensino e escritórios. Uma das grandes vantagens de alugar os produtos oferecidos pela COLORTEL é a oportunidade de receber aparelhos modernos, de primeira linha e contar com uma assistência técnica completamente gratuita e diária (inclusive sábados, domingos e feriados). Michele Barros, Gerente da Colortel, indica que haverá novos lançamentos em produtos. “Nós já trabalhamos com vários aparelhos que atendemos em escolas, como os televisores e ar condicionados. Agora, queremos introduzir a lousa digital”.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados