Entenda a diferença entre reforço e complemento escolar e potencialize o desempenho de seu filho nos estudos

Muitas vezes os pais já procuram um reforço escolar quando seus filhos tiram notas baixas. O que eles não sabem é que estudantes podem ser acompanhados o ano inteiro em aulas de complemento escolar

Quando o ano letivo está prestes a terminar e o boletim escolar do filho é fonte de preocupação dos pais, a primeira iniciativa de muitas famílias é buscar aulas de reforço na disciplina na qual a criança está com dificuldades. Paliativa e emergencial, a medida pode fazer com que, de fato, a criança não seja reprovada, mas sua eficácia é momentânea. Com ações pontuais, em geral, o aluno não aprende a aprender e este é o grande desafio dessa geração que é nativa digital e tem sua atenção o tempo todo disputada por celular, tablet, vídeo game.

Diferentemente do reforço, o complemento escolar permite que o aluno volte a estudar conteúdos anteriores não assimilados, de forma satisfatória, no seu ritmo, além de desenvolver as habilidades necessárias para uma evolução constante e tranquila no desempenho escolar. “Com os recursos adequados e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, é possível conduzir o estudante ao seu potencial máximo”, explica Thalita Tomé, psicopedagoga e máster franqueada da Ensina Mais Complemento Escolar.

Referência em complemento escolar de português, matemática e inglês, a Ensina Mais tem ajudado crianças a superar suas dificuldades de aprendizagem, potencializando o desempenho escolar e contribuído para diminuir a defasagem de ensino, principalmente em escolas públicas. A proposta da Ensina Mais é ajudar a criança a desenvolver o hábito do estudo, a disciplina, a concentração e a independência no processo de aprendizagem.

A marca adota uma metodologia de ensino inovadora, que une a figura do educador a recursos tecnológicos. As aulas no computador são interativas e dinâmicas. As crianças aprendem por meio de jogos, interação com personagens e recursos audiovisuais. Além disso, há as cartilhas que são o material didático de apoio para o aprendizado.

“Cada aluno tem um plano personalizado, assim ele consegue aprender o que ficou para trás e progride, dominando os conhecimentos essenciais para sua evolução acadêmica. Com isso, conquista independência e confiança em si para aprender cada vez mais e atingir novos níveis de conhecimento, conseguindo obter sucesso no processo escolar”, conclui a psicopedagoga.

Com mais de 250 unidades espalhadas em todo país, a Ensina Mais atende atualmente mais de cinco mil alunos e possui casos de crianças que mudaram a média da escola regular de 4 para 9, com apenas dois meses aula na Ensina Mais.

Boas histórias não faltam, como a da adolescente de Uberaba (MG), Isabella, de 13 anos. Os pais, de repente, se viram em dificuldades financeiras e foram junto com a filha até a unidade para cancelar a matrícula, sem que ela soubesse disso com antecedência. Quando a menina soube do cancelamento, falou com propriedade: “Mamãe e papai, se me tirarem da Ensina Mais, eu nunca mais na vida vou estudar”. Depois disso, com certeza, a matrícula não foi cancelada.

Mas por que histórias assim acontecem? Thalita explica isso acontece porque, com o complemento escolar, a criança aprende sem pressões e no seu ritmo. “Ao ver sua rápida evolução, elas se sentem confiantes e querem se superar cada vez mais. Isso reflete no seu desempenho em todas as facetas da vida”, reforça a psicopedagoga.

Brasil com os índices mais críticos de repetência na América Latina

Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação), no Relatório de Monitoramento de Educação para Todos  (2010), o Brasil apresenta índices de repetência e evasão entre os mais críticos da América Latina. Apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, segundo o relatório, o índice de repetência no Ensino Fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado na América Latina, estando acima da média mundial (2,9%). O alto índice de abandono nos primeiros anos de educação revela que 13,8% dos brasileiros largam os estudos no primeiro ano do ensino básico. Nesse quesito, o país só fica à frente da Nicarágua (26,2%) na América Latina e, mais uma vez, bem acima da média mundial (2,2%).

Sobre a Ensina Mais Complemento Escolar

Criada há dois anos, a Ensina Mais Complemento Escolar é a segunda rede do Grupo Prepara, que há dez anos atua no mercado de educação. As mais de 250 unidades da marca oferecem cursos de português, matemática e inglês para alunos do Ensino Fundamental I e II, ajudando crianças e jovens a melhorar seu desempenho acadêmico na escola regular.