Um ensino global de excelência

Após séculos de estagnação, a escola começa a derrubar fronteiras e entra agora em um processo mundial de transformação. Os alunos se tornam globais com o ensino bilíngue; os professores se tornam globais com intercâmbios; e as escolas também passam a ser globais, com o uso de múltiplas plataformas e meios de aprendizagem nacionais e internacionais.

Presente no Brasil há dois anos, com a compra da Escola Cidade Jardim/PlayPen, em São Paulo, pioneira no ensino bilíngue, o grupo inglês Cognita School é um ótimo exemplo desta revolução. São 275 mil alunos matriculados em 65 escolas espalhadas pela Europa, América Latina e Sudeste Asiático.

O Grupo Cognita tem uma filosofia educativa sustentada em quatro pilares básicos, exemplos que deveriam servir para todas as instituições de ensino do planeta: excelência no aprendizado dos alunos, valorização e treinamento dos professores, parceria constante com as famílias e gestão profissional.

“Para nós, excelência acadêmica é fornecer as melhores práticas de ensino para todas as crianças. Desafiamos todas as crianças a perceber todo o seu potencial em todas as áreas de atuação”, explica Josep Caubet, Diretor de Desenvolvimento Estratégico da Cognita para a Espanha e América Latina.

Josep, que possui um MBA da ESADE em Barcelona e estudou no Corporate Finance Programme da London Business School, destaca que o grupo apoia e monitora o desempenho de todos os professores, investindo em treinamento regular. “Promovemos eventos do grupo para que os pedagogos desenvolvam trocas. Um professor bem formado é peça fundamental de uma boa escola”, ressalta.

A ideia da Cognita e sempre estar cada vez mais perto dos pais. “Escutamos muito os pais, fazemos pesquisas junto aos pais para sempre estarmos melhorando”, afirma. “A escola tem de mudar junto com a sociedade e oferecer soluções junto com as famílias”.

O Diretor da Cognita para a Espanha e América Latina explica como o grupo inglês consegue administrar tantas escolas diferentes em tantos países, com culturas tão diversas. “Não temos um currículo único no mundo. Não existe um currículo Cognita. Nós construímos com sucesso uma rede de escolas excepcional onde não há duas escolas iguais, pois cada escola Cognita mantém o seu próprio Ethos único, oferecendo um currículo e uma gama de serviços sob medida para atender às necessidades locais dos países”, afirma.

Hoje, o Grupo tem escolas no Brasil, Chile, Cingapura, Espanha, Tailândia, Vietnã e Reino Unido. Segundo Josep, os bons resultados dos alunos em exames internacionais como o GCSE, o A-Level, o International Baccalaureate e o ATAR refletem o empenho dos alunos e professores. “Estimulamos e preservamos o caráter único e a identidade de cada escola”, destaca Josep.

Os planos na Cognita para o Brasil são seguir crescendo com excelência no ensino. “Tentamos fazer isso em todas as áreas do grupo. Cada movimento da Cognita sempre e guiado por excelência. Temos responsabilidade com todas as escolas. Todas elas são boas e tentamos melhora-las”, diz. “Hoje, nossos alunos e professores falam várias línguas. Estamos formando a comunidade da próxima geração global”.