fbpx
Guia para Gestores de Escolas

No Dia Nacional da Língua Portuguesa: saiba como estimular o aprendizado do nosso idioma na vida das crianças

Estimular o hábito da leitura, utilizar jogos educativos e escrever redações acerca de assuntos de interesse, estas são algumas dicas de especialistas da Ensina Mais Complemento Escolar para aperfeiçoar o aprendizado da Língua Portuguesa

 

No dia 05 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Língua Portuguesa, uma maneira de valorizar um dos maiores símbolos do patriotismo. Além das suas variações linguísticas em diferentes regiões do Brasil, o Português é relativamente complexo.

Com algumas práticas aplicadas junto às crianças desde cedo, é possível tornar o aprendizado mais eficiente e estimulante e fugir um pouco das regras gramaticais ditadas e decoradas. Especialistas da Ensina Mais Complemento Escolar dão algumas dicas de como estimular o aprendizado e aperfeiçoamento da língua portuguesa no dia a dia das crianças.

Uma delas é incentivá-las ao hábito da leitura. O contato com os livros é uma prática que deve ser estimulada desde cedo e, mesmo que a criança não esteja alfabetizada, os pais podem ler para elas. Embora não compreenda o significado de algumas palavras e, muitas vezes, não capte totalmente a mensagem da história, sua percepção começa a mudar e a curiosidade também vai aumentando. Além disso, esta é uma maneira de ampliar o vocabulário e desenvolver a linguagem e o pensamento nos pequenos. As histórias também estimulam a atenção e a memória. Por isso, ler ao menos 20 minutos por dia já faz bastante diferença.

Utilizar jogos educativos que empregam recursos de escrita e leitura, por exemplo, também é uma maneira de aprender brincando. Pedir ajuda das crianças para colocar em prática alguns afazeres domésticos, como a lista de compras, é bastante benéfico e colaborativo. Sugerir que as crianças escrevam artigos ou redações a respeito de temas dos quais gostam, como tipos de brincadeiras ou até seus cantores, atores e filmes favoritos, aguça a vontade delas e estimula ainda mais o aprendizado.

A prática pode ser, inclusive, em ações corriqueiras. Ter sempre papel e caneta à mão pode ser uma medida para propor a escrita no lugar da fala. Ao ler o que foi escrito, reforce a importância da pontuação, que, se usada incorretamente, pode mudar o sentido da frase: “Não queremos saber.” Ou “Não, queremos saber.” Use a imaginação para aumentar o vocabulário das crianças. Você pode escrever: “Sua mochila está em cima do assento”, ao invés de “Sua mochila está em cima da cadeira”.

Vale lembrar também que o principal dessas atividades é sempre ser o exemplo. Os pais devem mostrar a importância da língua portuguesa ao falar e escrever, e sobretudo, colocando em prática o que ensina. Essa atitude é fundamental não só para a educação dos seus filhos, como também para o aperfeiçoamento no uso da Língua Portuguesa.

A data

 O Dia Nacional da Língua Portuguesa teve sua data escolhida por se tratar do dia do nascimento do baiano Ruy Barbosa (1849 – 1923), orador e estudioso importante da Língua Portuguesa. A data foi sancionada em 2006, pelo ex-presidente Lula. A Língua Portuguesa é a quinta mais falada no mundo, com cerca de 280 milhões de adeptos.

Sobre a Ensina Mais Complemento Escolar

Criada há dois anos, a Ensina Mais Complemento Escolar é a segunda rede do Grupo Prepara, que há dez anos atua no mercado de educação. As mais de 250 unidades da marca oferecem cursos de português, matemática e inglês para alunos do Ensino Fundamental I e II, ajudando crianças e jovens a melhorar seu desempenho acadêmico na escola regular.

Para mais informações: www.grupoprepara.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados