Quais os benefícios da prática de Lutas na Educação Física Escolar?

No cenário atual, as escolas são invadidas por grupos cada vez mais heterogêneos, com culturas e identidades móveis e flexíveis, que confrontam e desestabilizam a lógica homogeneizante da cultura escolar.

Como conseqüência desse fenômeno, as aulas de Educação Física constituem-se em um território marcado por relações de poder, que cercam as manifestações da cultura corporal.

A questão posta ao professor de Educação Física é como organizar sua ação didática de forma a legitimar no currículo as experiências dos diferentes grupos sociais e que estratégias utilizar para problematizar as representações que os alunos possuem acerca das práticas corporais.

Neste contexto as diferentes manifestações corporais relacionadas às lutas e/ou artes marciais são fundamentais de serem abordadas e vivenciadas nas aulas, visto que estão postas na sociedade de diversas maneiras, como por exemplo, em novelas, seriados, reality show, campeonatos transmitidos ao vivo em TV aberta (UFC), academias de lutas e artes marciais espalhadas por vários espaços nas cidades, além de escolas de educação infantil que oferecem aulas extracurriculares de diversas lutas para crianças.

Estas e outras evidências são indicativas da relevância do tema na sociedade e conseqüentemente na escola, neste sentido, como os docentes estão se preparando para abordar estes e outros temas na sala de aula? Como está a subjetividade dos docentes quando os estudantes se colocam dispostos a aprenderem e discutirem temas polêmicos em sala de aula? Os docentes instigam tais reflexões e vivências?

SOBRE A FEFISA:

Criada na década de 70, a FEFISA foi a primeira da Faculdade de Educação Física da região do grande ABC. Idealizada pelos médicos, Dr. Israel Zekcer e Dr. Roberto Laganá eles acreditavam na importância do desenvolvimento de uma cultura de prática de atividade física para a manutenção da saúde, já naquele tempo.

A FEFISA situa-se em Santo André, região do ABC, área metropolitana de São Paulo, município de seiscentos mil habitantes, região industrializada com população ativa trabalhando principalmente nos setores da economia secundária e terciária.

A Instituição tem como missão promover a formação integral do seu humano, privilegiando o saber e o ser com a finalidade de inserir no mercado de trabalho cidadãos que tenham competências multiplicas para transformar a sociedade e as instituições.

O núcleo de pós-graduação da FEFISA, a principal faculdade da região do grande ABC, com o objetivo de contribuir para a qualificação dos profissionais nas mais diversas áreas oferece cursos gratuitos, abordando diferentes temas atuais com o intuito de promover o crescimento e desenvolvimento das competências profissionais.

Além de uma estrutura física preparada especialmente para o desenvolvimento do aluno, com espaços criados para atender as suas necessidades como laboratórios e biblioteca informatizada com um dos melhores acervos nas áreas de seus cursos, a FEFISA conta hoje com um corpo docente capacitado e experiente nas mais diversas áreas de conhecimento.