fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Brincando com brinquedos sustentáveis e em família

Matéria publicada na edição 105 | Fevereiro de 2015- ver na edição online

Por meio do brincar e possível oportunizar a interação entre filhos e pais. Uma dessas possibilidades é a fabricação e a criação de brinquedos, a partir de materiais alternativos e reciclados – garrafas pet, caixas de leite, papel, entre outros. Essa proposta alia para a família, valores de fraternidade, amizade, responsabilidade e sustentabilidade.

O brinquedo é peça fundamental no desenvolvimento integral das crianças, proporcionando bem estar físico, psíquico e afetivo-social. É importante que o brinquedo seja adequado à faixa etária da criança, estimulando as potencialidades lúdicas e de diversão.

A criança deve explorar, manipular e vivenciar livremente o brinquedo, intensificando o mundo da imaginação e da fantasia, oportunizando novas descobertas e experiências. Brincando, a criança desenvolve seu senso de companheirismo, amizade, solidariedade, fraternidade, autoconfiança e o desenvolvimento à linguagem.

Além de ser um ótimo momento de integração da família, torna-se um momento de prazer e de muita criatividade aqueles que brincam. É partindo dessas ideias que apresento algumas possibilidades de brinquedos elaborados com materiais alternativos.

 

Chocalho de lata de alumínio

Materiais necessários: 01 lata de alumínio; sementes de feijão, milho, arroz ou pedrinhas; e
fita adesiva

Modo de fazer: Para enfeitar o chocalho, poderá usar figuras adesivas e desenhos, ou pintá-lo com tinta plástica. Encha sua lata com a semente. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal.

 

Flauta de Papelão

Materiais necessários: 01 tubo grande de papelão (rolo de papel alumínio ou de PVC). Um elástico ou fita adesiva e um pedaço de papel vegetal.

Modo de fazer: Faça redondos e pequenos furos no tubo de papelão. Em um dos lados do tubo, prenda o papel vegetal com elástico ou fita adesiva. Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos.

 

Foto - Paçoca, Portal do PalestranteTiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

Graduado Em Educação Física – FMU. Especialista em Administração e Marketing, em Educação Física Escolar; e em Recreação e Lazer. Membro do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer – UNESP/ Rio Claro e da WLO – World Leisure Organization. Diretor Executivo da S&P Produções em Entretenimento. Consultor e Educador Empresarial com 12 prêmios nacionais e internacionais. Palestrante Internacional e Autor de Livros.

Contato: www.professorpacoca.com.br / [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados