Como escolher a escola ideal para seu filho?

Algumas dicas são fundamentais para ajudar os pais na hora de optar pela instituição que mais se adapta às necessidades da família.

Em geral, uma orientação é para que, na hora da escolha, os pais façam um amplo questionamento sobre diversas diretrizes. No caso dos menores, é essencial para a avaliação observar os métodos pedagógicos da instituição de ensino e a relação numérica de educadores por alunos.

Segundo a psicopedagoga e coordenadora da Escola de Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, Raquel Liane, é necessário que os pais observem: o espaço físico, as condições dos materiais usados, segurança ao chegar na escola, se as salas são amplas e arejadas, o pátio em que as crianças brincarão, a linha pedagógica adotada pela escola, a formação dos professores e demais cuidadores, quantas crianças ficarão na turma e quantos serão os adultos responsáveis, além de se sentirem acolhidos e seguros.

“Outros aspectos muito importantes estão ligados à alimentação oferecida, o suporte profissional disponibilizado (nutricionista, psicóloga etc), se a escola oferece oficinas ou aulas especializadas (ballet, inglês, futsal) e o método de avaliação ou retorno das atividades propostas as famílias”, acrescenta. Outro quesito que os pais devem questionar é a inclusão dos valores morais no cotidiano da criança na escola.

Na Escola de Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, o método pedagógico utilizado é o de vanguarda – contemporâneo, com pedagogia de projetos, que foca nos interesses das crianças, que aprendem com um tema que seja de maior interesse dos alunos, estimulando ainda mais a curiosidade do aluno, trabalhando com situações e instrumentos diferentes, permitindo que o próprio aluno, com o auxílio dos professores, alcance o conhecimento. “Assim, aprendem brincando”, explica Raquel.

Mas não só o método pedagógico é importante, como o número de profissionais por alunos. “Trabalhamos com sete alunos para cada professor, enquanto a lei autoriza até 25”, esclarece Raquel. Desta forma as crianças podem ter uma atenção direcionada, serem melhor cuidadas, além do trabalho pedagógico ser desenvolvido com maior acompanhamento do professor.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a segurança que a escola oferece. Ter um estacionamento fechado e câmeras de vigilância, por exemplo, para que os pais possam descer do carro com seus filhos é um diferencial que deve ser levado em conta.

Sobre a Escola de Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes

Com foco em crianças de 0 a 9 anos, a Escola de Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, trabalha com Educação Infantil (Berçário a Jardim B – 0 a 5 anos) e Ensino Fundamental (1º a 4º ano). A Escola, localizada na zona norte de Porto Alegre, tem entre os diferencias o número reduzido de alunos por turma desde a Educação Infantil, profissionais capacitados em todas as áreas, ambiente cristão e vivência de valores. Os profissionais são todos qualificados dentro de cada área. Está localizada na Rua 25 de Julho, nº 437, Bairro Santa Maria Goretti em Porto Alegre.