Estudantes de engenharia da Universidade São Judas Tadeu podem representar Brasil em campeonato internacional

Alunos do curso de engenharia da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, disputarão, pela primeira vez, a competição Baja SAE, campeonato de veículos protótipos off-road. O evento será realizado de 5 a 8 de março, em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. As duas equipes melhores colocadas serão premiadas com uma viagem para competir na etapa mundial, que ocorre nos EUA em data ainda a ser definida.

Apesar de ser estreante, a equipe da universidade São Judas Tadeu investiu em alguns diferenciais para tentar um bom resultado. “Pensamos em um sistema de direção que ainda não vimos em outras equipes e implantação de telemetria – monitoramento e rastreamento via rádio”, disse o capitão da equipe Paulo Vieira.

Para o coordenador do projeto, professor Carlos Burri, essa é uma grande oportunidade para os alunos mostrarem o que estão aprendendo em salas de aula. “É uma grande chance de colocar toda a teoria em prática. Pode ter certeza que essa equipe servirá como exemplo para os futuros engenheiros da Universidade São Judas”.

Para Vieira, o maior prêmio é o reconhecimento que a universidade tem no mercado por formar os melhores engenheiros, além de os alunos terem visibilidade de seus trabalhos por profissionais de toda a indústria da mobilidade. O objetivo do programa extracurricular é contribuir para a formação profissional do estudante de engenharia.

Sobre a competição

O projeto foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976. Em 1994, teve inicio o projeto BAJA SAE Brasil e a primeira competição foi realizada no ano seguinte, 1995, no bairro Ibirapuera, em São Paulo. Em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficou até o ano de 2002. A partir de 2003, a competição passou a ser realizada em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, local que recebe o evento até hoje.

Informações:

O que? Competição Baja SAE