Água é tema de concurso que vai eleger melhores redações, desenhos e projetos coletivos em mais de 600 escolas em 39 cidades brasileiras

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2015 visa conscientizar sobre preservação desse importante recurso natural

Em sua 24ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente vai discutir em sala de aula um assunto de grande relevância na atualidade: a água. A partir do tema “Beber, nadar e pescar: uma reflexão sobre a água na nossa vida” cerca de 230 mil alunos de escolas públicas de 39 cidades nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Santa Catarina serão estimulados a criar redações, desenhos e projetos coletivos sobre a necessidade desse recurso natural para a vida no planeta e a urgência em preservá-lo. Os trabalhos que melhor expressarem sua consciência ambiental serão reconhecidos em nível local e nacional com prêmios em dinheiro.

Para Leonardo Gloor, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, a importância da iniciativa está na conscientização sobre o tema. “”Beber, nadar e pescar” são exemplos das inúmeras utilidades da água no nosso dia a dia, que estão associadas à produtividade, ao lazer e à sobrevivência. Grandes cidades brasileiras já vivem escassez de água e torna-se fundamental buscar soluções para o consumo sustentável. O Prêmio propõe transformar o conhecimento sobre a água em atitude responsável, medida urgente face à crise hídrica atual”, afirma.

Ao trabalhar a questão da água como tema, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2015, visa envolver estudantes e professores em questões como sua importância no cotidiano do aluno, seus usos e influência cultural, reflexões sobre os impactos gerados pela ação do homem e engajamento social para a conservação dos recursos hídricos. O tema tem especial aderência nos tempos atuais por conta da crise hídrica no país.

A cada edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente distribui material didático sobre o tema anual, além de capacitar educadores visando à conscientização de crianças e adolescentes sobre temas ligados à sustentabilidade. As mais de 270 mil cartilhas desse ano já começaram a ser distribuídas às escolas envolvidas. A novidade em 2015 é que o material didático foi estruturado na forma de um jogo de tabuleiro “A água na nossa vida” a fim de tornar o aprendizado ainda mais lúdico e experimental. Organizado em tópicos, vai possibilitar discussões e aprofundamentos de assuntos que vão do contexto global ao local e das dimensões macro à micro. Alguns conteúdos abordados são: Os usos da água; Qualidade da água X qualidade de vida; Saneamento básico; Eventos climáticos e a água e A interferência do homem no ciclo da água. Neste ano também foi desenvolvido um hotsite com informações adicionais a professores e alunos: www.bebernadarpescar.net

Desde 1992, o projeto já beneficiou cerca de 5,7 milhões de crianças. Em 2014, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente foi realizado em 39 municípios, mobilizou 660 escolas públicas e particulares, envolveu 7 mil educadores, disseminando a importância da sustentabilidade entre 225 mil alunos. O projeto é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal. Todo o material está disponível no site da Fundação ArcelorMittal para download: www.famb.org.br

Sobre a ArcelorMittal Brasil

A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Constituída em dezembro de 2005, reúne a  ArcelorMittal Tubarão, a ArcelorMittal Aços Longos e a ArcelorMittal Vega. Faz parte do grupo ArcelorMittal, maior fabricante de aço do mundo, com presença em mais de 60 países e plantas industriais instaladas em 19 países. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição. Além da fabricação e transformação do aço, a ArcelorMittal está presente no Brasil em frentes tão diversas como mineração, distribuição, geração de energia para uso próprio, produção de biorredutor sólido renovável (carvão vegetal), serviços, tecnologia da informação e responsabilidade social.

Desde 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável pela elaboração, gestão e monitoramento de projetos sociais nas cidades onde a empresa está presente. O foco principal é a formação de crianças e jovens, promovendo a educação e a cultura para proporcionar o exercício da cidadania e sua inserção em uma vida social produtiva.