Como montar um lanche ideal para levar para a escola?

Nem sempre é a comida mais prática a ser preparada, mas os benefícios são visíveis para quem opta por uma alimentação saudável para os pequeninos                   O que colocar na lancheira hoje? Montar um lanche saudável e apetitoso para as crianças é uma tarefa que exige criatividade. Mais do que saciar a fome da criança no intervalo das aulas na escola, essa refeição também precisa ser saudável e nutritiva, o que não significa que ela deva ser sem graça ou com tantas proibições.

Segundo a nutricionista da Escola Cristã de Ensino Fundamental Cristã Reverendo Nunes, de Porto Alegre/RS, como a criança não tem o conhecimento nutricional sobre os alimentos de alto valor nutricional, como frutas e verduras, esses alimentos devem ser continuamente ofertados pelos pais, incentivando assim seu consumo. “Para facilitar a aceitação destes alimentos, é importante que sejam servidos de modo a atrair as crianças, como frutas variadas descascadas e cortadas em formatos variados, além do preparo de receitas como bolos e vitaminas com a adição de frutas, legumes e verduras”, explica.

De acordo com Erica, a família é o modelo para o desenvolvimento de preferências e hábitos, exercendo um papel fundamental no comportamento alimentar da criança na escola. Uma das formas de atrair as crianças, é oferecer uma combinação de alimentos coloridos, ricos em vitaminas e minerais. “Essa variedade de coloração torna a refeição atrativa, o que agrada os sentidos e estimula o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras e grãos. Quanto mais colorido, mais atrativo”, sugere.

Mesmo sendo uma alimentação intermediária, feita entre as refeições, a nutricionista não exclui totalmente as guloseimas, desde que sejam oferecidas de maneira equilibrada. “Alimentos como refrigerantes, sucos industrializados, doces em geral, balas, chocolates, biscoitos recheados, salgadinhos, devem ser evitados, pois em excesso comprometem o crescimento e desenvolvimento da criança. Mas em algumas ocasiões, a criançada pode aproveitar, desde que seja com limite”, explica.  Sugestões de alimentos para o lanche:  Frutas variadas, sucos naturais, incentivar o consumo de água, incluir em receitas de bolos, vitaminas, alimentos saudáveis como frutas e legumes.  Evitar:  Refrigerantes, sucos industrializados, doces em geral, balas, chocolates, biscoitos recheados, salgadinhos, frituras, etc. Estes alimentos possuem excesso de gordura, açúcar, conservantes ou corantes e podem comprometer o crescimento e desenvolvimento, promover a carência de vitaminas e minerais, além de aumentarem o risco de doenças como alergias e a obesidade.