fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Dicas para economizar no Dia Mundial da Água

Com boas práticas é possível reduzir 80% do recurso hídrico

 A população da região metropolitana de São Paulo e de municípios do interior depende do abastecimento de água através do Sistema Cantareira e somam, atualmente, mais de 14 milhões de pessoas. Fatores como crescimento populacional, desmatamento, urbanização descontrolada, esgoto, uso indiscriminado de agrotóxicos, emissão de poluentes, entre outros alteraram o ciclo natural da água, causando as secas e as enchentes e modificando a sua composição.

Neste cenário preocupante muitas empresas têm buscado formas de reduzir o consumo de água em suas atividades, como é o caso da rede de multisserviços, Maria Brasileira que há alguns meses vem aplicando um treinamento junto aos prestadores de serviços da rede com o intuito de conscientizar e ensinar maneiras de reduzir o consumo de água nas residências e pontos comércios em que atua.

De acordo com o diretor Eduardo Pirré, sócio fundador da Maria Brasileira, se cada pessoa economizar em ações simples do dia a dia é possível reverter este quadro. “Desde que a rede começou a aplicar as mudanças, já conseguimos reduzir de 35 a 50% o consumo de água dos clientes atendidos no Estado de S.Paulo”, explica o empreendedor. Seguindo a cartilha, uma família de quatro pessoas consegue chegar a uma redução de 80% no consumo de água por mês.

O empreendedor ainda lembra que é preciso ficar atento a possíveis vazamentos: uma torneira pode gerar um desperdício de 100 litros de água por dia, enquanto um escape de vaso sanitário chega a um desperdício de 200 litros de água em 24 horas.

Em uma família de quatro pessoas, se cada indivíduo fizer sua parte e consumir água com consciência, é possível evitar o desperdício de mais de 800 litros por residência em uma semana. Para se ter ideia com esta quantidade de água é possível tomar 17 banhos de 5 minutos.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22 de março, a rede Maria Brasileira dá dicas para economizar água.

 

Limpeza convencional

Desperdício de água

Dica da Maria

Lavar a calçada com mangueira pode gerar multa

Ao usar a mangueira durante 25 minutos a pessoa chega a desperdiçar entre 90 e 100 litros de água

Substituta a mangueira por vassoura para limpar a calçada ou reutilize a água da máquina de lavar roupa que já terá sabão

Lavar a louça com a torneira aberta

Uma família de quatro pessoas gasta aproximadamente 60 litros de água a cada lavagem

 

Se adotarmos a pratica de deixar a louça de molho e depois ensaboar, o gasto cai para 15 litros por lavagem. Outra dica é adotar o uso de uma lavadora de louça. Você poderá juntar louça de quatro refeições (família de quatro pessoas), e lavar tudo de uma vez utilizando apenas 14 litros de água

É comum lavar o piso jogando água e esfregando com uma vassoura

 

Nesta operação é possível gastar 80 a 150 litros de água, dependendo o tamanho da área que está sendo limpa

 

Experimente usar um balde de 5 litros com água, sabão e um pano de chão. Espalhe a água e vá passando o pano ate o piso ficar limpo.  Utilizando um balde de 5 litros e o consumo não passará dos 10 litros

Lavar o carro com mangueira

Esta prática desperdiça 500 litros de água a cada 30 minutos

Quando precisar lavar o carro use um balde e um pano limpo

 

  

Sobre a Maria Brasileira

A Maria Brasileira foi fundada em 2012 em São José do Rio Preto. Especializada em serviços de limpeza, conservação e cuidados domésticos e comerciais teve um crescimento expressivo em 2014 tendo aberto 62 unidades no ano, totalizando 90 lojas em operação, em 22 estados brasileiros. Para 2015 a projeção é de chegar a dezembro com 225 unidades e um faturamento de R$ 20 milhões.

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados