O teatro e a contação de histórias como recursos didáticos para transmitir conteúdos transformadores

Ester Lopez, idealizadora do projeto, acredita que desde a primeira infância as crianças precisam ter acesso a conteúdos e práticas que a direcionem para a conscientização social, na formação de seres críticos e modificadores, que sejam expostas a aprendizagem de fatos, conceitos, atitudes e valores para o desenvolvimento de competências e que resultem positivamente em práticas futuras.

“Além dos temas que aparecem na história também apresento conceitos pedagógicos compatíveis com essa faixa etária o que faz deste trabalho um recurso a mais nas mãos dos educadores contribuindo para abordagens curriculares também relacionadas ao meio ambiente, que estão previstas no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI)”, explica a atriz.

Por ser 100% interativo, ao participar a criança é capaz de assimilar a conseqüência de alguns atos e atitudes e seus impactos na natureza e meio ambiente. Ao ajudarem a fada passam a se comprometer a serem responsáveis pelos animais, plantas e os recursos naturais.

“O recurso teatral é um facilitador na medida em que causa empatia direta e espontânea com o público infantil. A figura da fada personificada, aliada ao impulso natural nas crianças dessa idade de experimentar a representação de papéis, fingindo ser outro, torna a brincadeira muito proveitosa sob vários aspectos pedagógicos e educativos”, completa.

“Um dos objetivos deste trabalho é estimular a leitura. Ao chegar em casa com o livro nas mãos e seus pais perguntam sobre a origem dele ou lêem para seus filhos, a criança tem a iniciativa de ir contando sob seu olhar interpretativo a partir daquilo que vivenciou,  acrescentando situações que não estão no livro mas que pertencem ao momento exclusivo vivido pelo grupo. É um exercício rico e encantador porque resgata o contador de histórias além de estimular a leitura, a oralidade, ” finaliza a autora.

Ao final, além de as crianças receberem o livro, a Escola também fica com um livro-álbum para colar as fotos da participação das crianças durante a apresentação, além do fantoche da fada.

SINOPSE

Nunui é uma fada da Floresta Amazônica, dos contos de fadas que acaba aparecendo em uma escola de educação infantil. Por ser a responsável pela recuperação da floresta precisa voltar depressa para o seu mundo.

Ela pede aos novos amigos que a ajudem a encontrar o caminho de volta. Com um mapa nas mãos, crianças, fada e tias, aventuram-se numa verdadeira caça ao tesouro, passando por muitas tarefas, ajudando plantas, salvando animais à beira da extinção, compreendendo a natureza e sua importância.

Tudo isso com muito trabalho em equipe, amizade, coragem e emoção.

Adentram no mundo mágico dos livros, fazendo parte da história, e ao encontrarem o tesouro recebem um livro cuja história jamais esquecerão.

O Livro conta a história vivenciada pelas crianças na Escola,  é parte integrante da Intervenção Teatral. Acompanha mini pôster colorido!

O Livro Álbum com a história completa que guarda as fotos das crianças que participaram vem com um fantoche da Fada para ser utilizado em atividades de leitura. É todo artesanal confeccionado com o mesmo material do figurino da personagem: renda e organza.