fbpx
Guia para Gestores de Escolas

A leitura pode ser um agente transformador?

A leitura tem o incrível poder de modificar as pessoas, ampliando o repertório cultural e o conhecimento delas. Não só o livro é responsável por essa transformação, afinal, a leitura está em toda parte: nos brinquedos, na arte, em uma peça de teatro, em uma fotografia, um filme, uma música etc. Todos esses elementos compõe o ambiente holístico que criamos para nossas bibliotecas, onde a leitura e o conhecimento são resultantes da interação com este rico acervo.

Apesar do potencial de transformação da leitura, o tema está pouco presente nos debates e, infelizmente, não temos pesquisas suficientes no Brasil que clareiem melhor. Com o objetivo de suscitar a discussão acerca da temática e permitir a troca experiências, vários especialistas – do Brasil, Alemanha, Chile, Colômbia e Inglaterra – estarão reunidos nos dias 12 e 13 de junho, para o 1º Encontro Internacional Por um Brasil Leitor que acontece no Goethe-Institut em São Paulo. Evento reunirá representantes do poder público, privado e também da sociedade civil.

Durante o evento, compartilharemos pesquisas nossas: uma sobre a biblioteca de Primeira Infância e outra sobre a Biblioteca Comunitária. A primeira é inédita e comprova o melhor desenvolvimento das crianças entre zero e seis anos que têm em sua escola essa biblioteca e seus educadores e familiares recebem uma formação para entender o conceito da interação entre o ler e o brincar. A outra foi realizada com 500 usuários de biblioteca implantada na estação Paraíso de metrô. Apresentaremos, em primeira mão, versão inicial de documentário que está sendo produzido para revelar as histórias dessas pessoas que refletem e contam como a leitura transformou suas vidas.

Para 23% deles, a biblioteca​ no metrô era a única opção de acesso a livros e 82% disseram que, após o contato com o projeto, passaram a estimular a leitura entre familiares e amigos. Os que já tinham o hábito de ler, passaram de 1,6 livros mensais para 2,6. A mudança representou um aumento em 62% no hábito de leitura, ou seja, 12 livros a mais por ano para cada leitor.

Resultados comprovam portanto que o brasileiro gosta de ler mas, para desenvolver esse hábito, é necessário estímulo e oportunidade. A leitura e a educação devem se tornar um compromisso de todos – sociedade pública e civil – e esse Encontro Internacional possibilitará troca de experiências para aprimorar o debate em torno do tema e também fomentar novas ideias e projetos. Quem tiver interesse de participar, basta acessar o site do Encontro Internacional Por um Brasil Leitor.

 

ivaniIvani Nacked é diretora da OSCIP Instituto Brasil Leitor e idealizadora da Biblioteca Para a Primeira Infância e Jovem.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados