A escola dos nossos sonhos

Andrea Bisker (48), Diretora Executiva da i2i Eventos, é formada em Publicidade e Propaganda, com pós graduação em Ciências do Consumo, pela ESPM, em São Paulo.

A educação está no centro das discussões no Brasil e temos avançado no debate por uma escola melhor para todos. Ainda assim, um relatório da Unesco divulgado recentemente mostrou que o Brasil atingiu apenas duas das seis metas de educação estabelecidas entre 2000 e 2015. Precisamos sonhar mais alto.

O mundo muda a uma velocidade espantosa. A tecnologia evolui mais e mais a cada dia. O conhecimento já se espalha de maneira exponencial. Mas e a escola? A maior parte das instituições não promoveu mudanças significativas e permanece apoiada em modelos e formatos antigos.

Há dois dados recentes que comprovam a necessidade de reinventar a escola. De cada quatro alunos que iniciam a Educação Fundamental no Brasil, um abandona a escola antes de finalizar o último ano, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud feito em 2012. Enquanto isso, 65% dos estudantes de hoje terão profissões que ainda não foram inventadas, de acordo com uma pesquisa da educadora norte-americana Cathy N. Davidson.

A escola dos nossos sonhos é feita por profissionais apaixonados, bem formados e bem remunerados, que dominam o conteúdo e entendem seus alunos. Quando pensamos nos caminhos para realizar esse sonho, fica claro que não existe uma única solução, principalmente em um país como o Brasil, com sua dimensão continental e diversidade cultural latente.

Cada escola deve encontrar o seu caminho, mas há dois pontos de encontro na essência de todos os modelos de sucesso na área de educação: a participação da comunidade e o fortalecimento da relação professor-aluno.

Um exemplo do primeiro é a Politeia Escola Democrática, em São Paulo. Seus educadores estimulam os alunos a aprender e desenvolver autonomia com base na participação tanto dentro da escola, apropriando-se dos processos de aprendizagem, quanto fora dela, na relação com a comunidade e a cidade.

O segundo exemplo é o projeto de monitoria tecnológica realizado na escola CIEP Adão Pereira Nunes, em que 36 alunos do 2º ao 5º ano ensinam professores e colegas a dominar ferramentas digitais de comunicação como blogs e redes sociais. Simples de fazer e aplicar, a ação ajuda o educador a se manter atualizado, aproxima-o das crianças e jovens e ainda potencializa a comunicação entre as duas partes.

A grande tarefa dos educadores hoje e sempre é ensinar as crianças a aprender. Parece simples, mas requer disposição para sair do óbvio e coragem para inovar. Diante de tantas possibilidades, é preciso investir na busca de conhecimento e na troca de experiências dentro do universo da educação.

Esse é o papel da Bett Brasil Educar, que acontece em maio em São Paulo e serve como plataforma de encontro para os profissionais de educação. Durante quatro dias, educadores, pensadores e empresas do setor educacional apresentam soluções e ideias para as principais discussões da área de tecnologia e educação. Este ano, o tema será “A escola de nossos sonhos – Horizontes possíveis, desafios imediatos”.

Será uma oportunidade de conhecer estudos de caso nacionais e internacionais inspiradores e trocar informações sobre tendências e novidades. As temáticas abordadas passam pelas mais diversas áreas, como avaliação, currículo, formação, educação integral, educação e tecnologia e até gestão e políticas educacionais.

Entre os mais de 200 palestrantes, está o educador português José Pacheco, tradicional figura do segmento, que foi professor na Escola da Ponte e atualmente é coordenador de atividades científicas e pedagógicas em diversas instituições públicas e privadas em Portugal e no Brasil. Pacheco trará reflexões sobre o currículo do futuro, a educação integral os caminhos para humanizar as escolas brasileiras.

Outro participante de renome é o cientista e pesquisador norte-americano David Cavallo, diretor do Grupo Future of Learning no laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e referência mundial no uso de tecnologia na educação. Ele falará sobre interação e aprendizagem cooperativa em cursos online e comentará a influência das tecnologias digitais no pensamento crítico de crianças e adolescentes.

Juntos, podemos sonhar com a escola que queremos para todos os brasileiros. O encontro entre importantes figuras da educação brasileira e mundial permite irmos além na busca por um ideal comum. E enquanto construímos a escola dos nossos sonhos, transformamos também a sociedade que a cerca e a acolhe em um ambiente propício para a aprendizagem de qualidade.