Elvira Brandão reforça equipe em busca da reinvenção

Uma das mais conhecidas instituições privadas de ensino do Brasil, com 110 anos de existência, colégio foca inovação e revê modelo de educação

O físico e doutor em Educação Renato Júdice de Andrade, 39 anos, passa a integrar a direção do Colégio Elvira Brandão, no cargo de gestor do conhecimento. Sua chegada visa a acelerar a inovação aplicada aos cursos mantidos pela escola – de berçário ao ensino médio. Júdice de Andrade terá atuação conjunta com professores, coordenadores, diretores e mantenedores do Elvira, na execução de um trabalho estratégico que persegue a reinvenção das formas de aprendizagem.

Como professor, Júdice de Andrade atuou nas salas de aula da educação básica e dos cursos universitários. Trabalhou também em entidades de pesquisas como o Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (Game/UFMG). Por seis anos, ele ocupou postos diretivos no grupo espanhol Santillana, tendo sido inclusive diretor do sistema de ensino Uno. Sua carreira acadêmica foi construída na UFMG.

De acordo com os mantenedores do Elvira Brandão, Camila Rocha e Fernando Caiuby, a contratação do novo profissional é mais um passo do planejamento estratégico concebido para assegurar a presença da escola entre as referências de qualidade do ensino paulistano nas próximas décadas.

A diretora geral Maria Ester Ceccantini acrescenta que a área de Gestão do Conhecimento será fundamental para identificar correções de rota e promover uma reflexão conjunta quanto à “nova escola que se pretende criar”. “A escola como é hoje deverá acabar, esgotar-se naturalmente. Buscamos um modelo de ensino que atribua aos nossos alunos, desde os primeiros anos, um papel de protagonismo, em linha com os avanços da sociedade moderna”, conclui a diretora.

O Colégio Elvira Brandão tem nos dias de hoje aproximadamente 1 mil alunos e 100 professores. Pelas suas salas de aulas passaram personagens como os empresários Antonio Ermírio de Moraes (Votorantim), Roberto Setúbal e Júlio de Mesquita Neto, entre outros.