Soluções Práticas para a Coordenação Pedagógica

Sabemos que a coordenação pedagógica tem um papel fundamental no interior da escola. Ela é responsável por organizar todo o trabalho pedagógico, mediar as relações entre escola, família e comunidade, além de ter a importante função de selecionar os professores e avaliar constantemente suas competências.

É imprescindível que os profissionais envolvidos nesses processos mantenham-se atualizados, visto que a educação no Brasil está passando por um período de grandes mudanças e está sendo cada vez mais considerada como prioridade para a formação dos cidadãos.

Com o propósito de auxiliar o desenvolvimento de profissionais mais bem preparados para as demandas atuais da educação e da sociedade, a HUMUS realizará o Curso de Aperfeiçoamento “Novas Perspectivas da Coordenação Pedagógica – soluções práticas para uma gestão eficaz”.

O curso, que está em sua segunda edição, conta com uma carga horária de 28 horas, sendo realizado uma vez por mês, aos sábados, das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30, por um período de quatro meses. As datas dos módulos são 15 de agosto, 19 de setembro, 17 de outubro e 07 de novembro.

Os módulos acontecerão na Casa da Educação – São Paulo/SP e contam com a seguinte programação:

Módulo 1 – A Gestão da Coordenação Pedagógica nas Instituições de Ensino
. Perfil do coordenador pedagógico: um novo olhar;
. Construção da liderança e a dimensão relacional;
. O cotidiano do coordenador pedagógico: funções prioritárias;
. Saberes: pedagógicos, docentes e relacionais.

Módulo 2 – O Saber Pedagógico
. Suporte teórico para o coordenador pedagógico;
. O mundo educacional em transformação e as novas tendências pedagógicas;
. Compartilhando saberes, habilidades e competências.

Módulo 3 – O Fazer Pedagógico
. Suporte prático para o coordenador pedagógico: a dimensão operacional;
. Formar professores pensantes;
. Transformando o grupo docente em equipe docente;
. Organização de reuniões pedagógicas: pauta, duração, frequência, objetivos, estratégias;
. A rotina das orientações e dos atendimentos;
. Planejamentos, currículos e avaliação.

Módulo 4 – A voz da coordenação pedagógica
. Interações e mediações como possibilidades de prática mais eficaz;
. Troca de experiências e indagações;
. Autoavaliação e avaliação dos professores;
. A família na pauta da gestão pedagógica.

O curso será ministrado pelos docentes Prof. Dr. João Carlos Martins, Diretor da HUMUS e Diretor Geral do Colégio Renascença, e Profa. Ms. Lucilla da Silveira Leite Pimentel, Consultora Associada da HUMUS. Os diretores, coordenadores pedagógicos, assessores, professores e demais profissionais do ensino básico interessados no assunto estão convidados a participar.

Para mais informações, acesse: http://www.humus.com.br/eventos/novas_perspectivas ou entre em contato com a HUMUS: 11 5535-1397 / [email protected]

humus1