Educação financeira em escolas públicas: um projeto mundial

Matéria publicada na edição 108 | Maio de 2015- ver na edição online

A importância de trabalhar o tema educação financeira nas escolas já é algo que está sendo bem assimilado, principalmente pelo atual cenário socioeconômico mundial. Mas um novo projeto vem somar forças para formar uma sociedade mais consciente e sustentável financeiramente: o “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias”.

Essa é uma iniciativa da MetLife e a Vila Sésamo, em parceria com a DSOP Educação Financeira, que levará educação financeira a crianças, educadores e famílias ao redor do mundo, por meio de escolas públicas formais e espaços de educação não formais. A DSOP, com seu programa de educação financeira adotado por mais de 1500 escolas em todo o país, será responsável pela criação e implementação dos conteúdos e materiais voltados a crianças entre 3 e 6 anos e seus familiares.

Para atingir esse púbico, os personagens dos Muppets, da Vila Sésamo, serão utilizados nas apresentações e materiais do projeto, utilizando linguagem lúdica para o diálogo e a construção de estratégias eficazes para controle de despesas, poupança, compartilhamento e doações. As famílias, por sua vez, terão contato com amplos conteúdos multimídia, incluindo animações, jogos online, revistas em quadrinho, clipes musicais, almanaque de atividades e guia para orientações de cuidadores.

O programa, que contribui com a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) e reforça sua relevância para a população como um todo, é uma grande oportunidade de o Brasil compartilhar toda a experiência acumulada em empoderamento financeiro nos últimos anos, uma vez que teve uma taxa média anual de crescimento de 3,5% na última década, permitindo que milhões de brasileiros participem ativamente de um mercado de consumo antes inacessível para a maioria.

As atividades começarão, primeiramente, em São Paulo, Recife, e Belo Horizonte. Em 2016, na segunda fase, se estenderão para Campo Grande, Curitiba e Belém. Em 2017, na terceira fase, para Manaus, Maceió e Rio de Janeiro. Até 2018, o projeto planeja capacitar 15 mil famílias, além de impactar cerca de 12 milhões de pessoas. Além do Brasil, o “Sonhar, Planejar, Alcançar” será implementado em dez outros países nos próximos anos. Além do Brasil, o “Sonhar, Planejar, Alcançar” será implementado em dez outros países nos próximos anos.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Presidente da Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros), autor dos livros Terapia Financeira, Eu Mereço Ter Dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.