Estudantes aprendem Lei de Newton na prática

Lançamento de foguetes comprova a teoria da ação e reação

A terceira Lei de Newton diz que “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. Para comprovar essa teoria, estudantes do primeiro ano do Ensino Médio foram desafiados a construírem seus próprios foguetes, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet. Os foguetes serão lançados neste sábado, dia 27, no Colégio Positivo Júnior, em Curitiba.

São mais de 300 alunos envolvidos na produção de 80 foguetes. Os lançamentos acontecerão de 20 em 20 minutos, das 8h às 11h. Para o coordenador da área de Física do Ensino Médio do Colégio Positivo, o professor José Motta, o funcionamento do foguete pode ser explicado por meio de uma analogia com um balão (bexiga) de ar que está inflado e será abandonado sem ter sido amarrado: “uma vez cheio e solto, o ar é liberado e, então, o balão se desloca no sentido contrário ao movimento do ar ao sair do balão. Um foguete ao ser disparado para o espaço funciona exatamente como um balão. O foguete leva um combustível sólido ou líquido, que é queimado e descarregado continuamente a partir de uma câmara de combustão que expele gases em uma abertura devidamente posicionada. A reação em função da saída dos gases por essa abertura é o que proporciona o deslocamento do foguete no sentido contrário ao movimento desses gases.”, explica.

Toda a atividade é supervisionada por professores, coordenadores pedagógicos e inspetores do Colégio Positivo, para que a tarefa ocorra de forma segura e didática. Além de incentivar os estudantes a aplicar conceitos da Física na solução de problemas, a atividade visa estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico, além de promover o espírito de cooperação e a interação entre os alunos.

O trabalho será avaliado em diversos itens – entre eles, a criatividade e qualidade do foguete, a altura mínima alcançada pelo foguete e o preenchimento de um relatório com dados e cálculos corretos, a respeito do conteúdo trabalhado em sala de aula e aplicado na prática.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende quatro unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental e o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, assim como aulas de Língua Inglesa diferenciadas. Em 2013, foi lançado o Colégio Positivo Internacional, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com uma proposta de aprendizado internacional.